limpar filtros
Questões por página:

“Com o crescimento do centro de Arapiraca houve um rápido aumento de bairros periféricos levando à expansão do perímetro urbano. Este processo fez com que a cidade envolvesse as nascentes principais do riacho Piauí. Outras nascentes foram desviadas, aterradas ou mesmo impermeabilizadas, o que provoca um desajuste no canal principal.”


XAVIER, Patrícia da Conceição Dornellas da Silva. Efeitos do crescimento urbano na qualidade das Águas do riacho Piauí, Arapiraca-AL. Revista de Geografia. Recife: UFPE – DCG/NAPA, v.24, n o 3, set/dez.2007



Uma consequência para a população local em relação ao desajuste citado no texto consiste em:

Reflita sobre a situação apresentada a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



O espanto de Miguelito na situação exposta no cartum se justifica por uma questão de:

O gráfico a seguir refere-se ao clima de Arapiraca.



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/alagoas/arapiraca-4457/#climate-graph Acesso: 16 Out.2025.



Uma predisposição climática de Arapiraca presente no gráfico consiste em:

“Esta situação acontece quando as habilidades dos trabalhadores não correspondem às exigências das novas vagas disponíveis no mercado. É um fenômeno causado por mudanças profundas na estrutura econômica, como a substituição de mão de obra por tecnologia, ou mudanças na demanda por certos produtos e serviços.”


PRADO, Maria. Entenda suas causas e impactos. Disponível em: https://blog.contasonline.com.br Acesso:08 Out.2025



O texto expressa a seguinte característica socioeconômica em andamento:

“Algo em comum une mais da metade das áreas de clima seco com risco ou em estado avançado de desertificação. O uso das terras agrícolas e sem planejamento e manejo adequado favorece a degradação dos solos e a redução da biodiversidade nesses ambientes. Entre os motores da desertificação encontra-se a salinização dos solos, a qual é resultante do acúmulo de sais solúveis nas camadas agricultáveis do solo.”


CASTRO, Francelita Coelho. Salinidade do solo e risco de desertificação na região semiárida. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mercator/a/rpNjRffgtMLP3LYtLn7kNbh/?format=pdf&lang=pt Acesso: 08 Out.2025.



O texto descreve um processo causador de impactos ambientais no campo, resultado da aplicação inadequada da seguinte prática: