limpar filtros
Questões por página:
A ética profissional, como modo de objetivação da vida ética, é um fenômeno historicamente condicionado pela natureza do trabalho em sociedade. Em face da conjuntura contemporânea, a reflexão filosófica e a intervenção política da categoria profissional são cruciais para a superação de tendências que fragilizam o compromisso ético. A respeito das esferas filosófica e política da ética profissional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O apelo ao senso comum e o utilitarismo ético, típicos das tendências da sociedade capitalista, fragilizam a ética profissional.
PORQUE
II.A reflexão filosófica e a intervenção política da categoria são os principais caminhos para resgatar os valores genéricos, universalizar a capacidade de escolha consciente e confrontar a alienação e a mercantilização das relações humanas.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Uma prefeitura do litoral catarinense implementou equipes multidisciplinares para atender às demandas turísticas sazonais. Observou-se que algumas equipes alcançaram sinergia positiva, superando a soma dos esforços individuais, enquanto outras mantiveram-se como grupos de trabalho sem gerar resultados colaborativos superiores. As equipes bem-sucedidas apresentavam objetivos compartilhados, interdependência funcional e percepção coletiva de pertencimento. Considerando os fundamentos teóricos sobre grupos e equipes de trabalho, analise as proposições a seguir:


I.A diferenciação entre grupos de trabalho e equipes de trabalho reside no fato de que os primeiros focam no compartilhamento de informações para decisões individuais, enquanto as segundas geram sinergia através do esforço coordenado coletivo.

II.A formação efetiva de grupos na administração pública depende da convergência entre objetivos organizacionais, interdependência funcional, interação estruturada e percepção compartilhada de pertencimento ao grupo.

III.O desempenho superior das equipes multidisciplinares resulta da combinação adequada entre complexidade da tarefa, recursos disponíveis e organização social, sendo fundamental o feedback frequente sobre os resultados coletivos.


É correto o que se afirma em:
Quanto ao tratamento medicamentoso hipercolesterolemia, associe o fármaco a sua característica:

Primeira coluna: medicação
1.Estatinas 2.Ezetimiba 3.Inibidores de PCSK-9 4.Inclisirana
Segunda coluna: característica do fármaco
(__)Redução do LDL colesterol em até 60% a 70% mesmo na presença de outras terapias hipolipemiantes.
(__)Atua determinando menor síntese endógena de colesterol, o que leva à maior expressão dos receptores para captação de LDL na membrana celular.
(__)Atua inibindo a ação da NPC1-L1 promovendo reduções de LDL de 20 a 25%.
(__)Atua inibindo a tradução da PCSK9, resultando em diminuição da geração desta proteína.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
De acordo com a nova diretriz de Diagnóstico de Diabetes Mellitus, da Sociedade Brasileira de Diabetes, são considerados critérios laboratoriais (reconfirmados quando necessário) para o diagnóstico de diabetes:

I.Glicose ≥140 mg/dL 2 h após sobrecarga com 75 g de glicose.
II.Glicose ≥200 mg/dL 1h após 75 g de glicose.
III.Glicemia aleatória ≥200 mg/dL.
IV. HbA1c ≥6,5% desde que padronizado pelo Diabetes Control and Complications Trials (DCCT) e certificado pelo Glycohemoglobin National Standardization Program(NGSP).


É correto o que se afirma em:
No hipotireoidismo subclínico, considerando-se o valor normal do TSH entre 0,5mUI/L e 5mUI/L, em qual das situações a seguir o tratamento com levotiroxina estaria indicado:

I.Mulher de 29 anos com tireoidite de Hashimoto e TSH= 7,0 mUI/L.
II.Homem de 20 anos, TSH=5,5 mUI/L, ausência de anticorpos antitireoidianos e assintomático.
III.Homem de 57, com dislipidemia e diabetes com TSH= 8,5 mUI/L.
IV.Mulher de 82 anos, com insuficiência cardíaca compensada e TSH= 6,6mUI/L.


É correto o que se afirma em: