limpar filtros
Questões por página:
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

Em 2025, um avião da Força Aérea Brasileira foi enviado para conceder asilo político à famosa ex-primeira-dama de um país sul-americano, _______________. Ela foi condenada por lavagem de dinheiro, num caso que envolveu recursos da empreiteira brasileira Odebrecht e do governo de um país andino chamado _______________.
Na segunda metade do século XX, a construção da Ponte da Amizade em um município paranaense foi um grande marco da aproximação diplomática entre Brasil e Paraguai. Porém, com o passar dos anos, a histórica ponte ficou sobrecarregada pelo aumento do fluxo comercial e turístico na região. Uma nova estrutura chamada de Ponte da Integração foi construída para atender essa demanda. Qual das alternativas abaixo se refere ao município paranaense em que se localiza a Ponte da Integração?
O etanol é um biocombustível estratégico para o Brasil, mas sua produção e impactos geram debates. Sobre este assunto, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta.

( ) No Brasil, o etanol é produzido predominantemente a partir de milho, o que torna o país o líder mundial desse setor.
( ) O etanol tem potencial para ser transformado em SAF, o combustível de aviação sustentável do futuro.
( ) A substituição da gasolina por etanol diminui a dependência de combustíveis fósseis derivados de petróleo.
( ) A produção de etanol brasileira diminuiu ano a ano após a adoção de motores flex no país, encarecendo esse combustível.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta correspondente.

O tênis brasileiro já formou grandes atletas em sua história. Talvez o mais destacado deles tenha sido ____________, até hoje o único do país a alcançar o número 1 do ranking mundial da ATP. Atualmente, ____________, jovem promessa de 17 anos, tem chamado atenção ao vencer torneios como o US Open Juvenil (2023) e o Rio Open (2024), consolidando-se como o maior talento emergente do Brasil.
As terras raras são um grupo de elementos químicos essenciais para tecnologias de ponta, como baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, smartphones e sistemas de defesa. A extração e o refino desses minerais são dominados por poucos países devido aos desafios ambientais e à complexidade tecnológica envolvida. Em 2023, dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicaram que um único país controlava cerca de 70% da produção global e 85% da capacidade de processamento, consolidando-se como líder estratégico nesse mercado. Tal domínio permite impor restrições à exportação de terras raras, utilizando-as como instrumento geopolítico em disputas comerciais. Qual das alternativas abaixo se refere ao maior produtor mundial de terras raras?