limpar filtros
Questões por página:
No chão de uma sala de aula, determinado aluno visualizou um bicho e logo o identificou como sendo um carrapato. A professora, ao olhar para o bicho, imediatamente disse que se tratava de um inseto conhecido por percevejo; e que o carrapato, apesar de estar presente no mesmo filo do percevejo, apresentava muitas características que o diferenciava dos insetos. São características observadas em um carrapato e NÃO vistas nos insetos:
Em uma aula no laboratório de ciências, o professor levou alguns ml de água doce, de uma poça parada, para ser analisada. Ao visualizar a água no microscópio ele pôde observar uma espécie de protista conhecido por Paramécio. Essa espécie apresenta muitas características que foram observadas pelo professor e também pelos alunos. O professor, por sua vez, escreveu no quadro as seguintes características encontradas nos protistas para que os alunos pudessem analisá-las:
I. Vacúolos contráteis. II. Vacúolo digestivo. III. Pseudópodes. IV. Flagelo longo. V. Mancha ocelar. VI. Carapaça. VII. Citóstoma. VIII. Micronúcleo e macronúcleo. IX. Cílios por todo o corpo. X. Citoproctor.

São características do Paramécio o que se afirma apenas em
Em um determinado laboratório foi realizado um estudo do reino Monera e algumas espécies foram observadas no microscópio. Dentre as espécies estudadas, duas foram classificadas de acordo com a estrutura da parede celular, o que levou aos pesquisadores classificarem uma espécie no grupo Bacteria e a outra no grupo Archaea. Eles tiveram tal conclusão porque observaram uma diferença na parede celular dessas espécies. Assinale, a seguir, tal diferença.
Duas pessoas deram entrada no hospital com doenças distintas causadas por bactérias diferentes. Uma estava com um tipo de bactéria conhecida por Streptococcus pyogenes, causadora da faringite, enquanto a outra estava com pneumonia causada pela bactéria Staphylococcus aureus. Considerando que tais bactérias apresentam formas coloniais de cocos diferentes, assinale a afirmativa correta.
Um determinado professor de ciências separou sua turma em três grupos e passou orientações diferentes para cada grupo sobre como fazer a germinação da semente de feijão, característica reprodutiva observada em eudicotiledôneas, uma angiosperma. Essas orientações estão descritas a seguir:

Grupo I: colocar os feijões no algodão embebido de água (mantê-lo úmido durante o experimento), dentro de um copo plástico, em lugar arejado e iluminado, em temperatura de, aproximadamente,25°C.
Grupo II: colocar o feijão em um algodão seco, colocar dentro de um copo, em lugar escuro em temperatura de, aproximadamente, 25°C.
Grupo III: colocar o feijão em algodão embebido de água, dentro de um saco plástico e lacrado, em lugar iluminado, em temperatura abaixo de 10°C.

Depois de algum tempo, qual grupo conseguiu germinar o feijão?