limpar filtros
Questões por página:
Quando se busca analisar o quadro espanhol, entre 1808 e 1814, surgem expressões como “vazio de poder” ou “acefalia política”, que buscam retratar o quadro políticoadministrativo dos domínios espanhóis. Esse fenômeno ocorreu durante a invasão napoleônica e a consequente imposição de José Bonaparte como rei da Espanha no lugar de Fernando VII. A respeito desse contexto, analisar os itens.

I. Em 1808, a maioria das autoridades administrativas da América Espanhola foi mantida, porém não se sabia a quem se dirigir e prestar lealdade.
II. Carlota Joaquina, irmã de Fernando VII e esposa do Príncipe Regente português, D. João, enviou um manifesto às autoridades político-administrativas da América Espanhola, oferecendo-se para governar esses territórios no lugar de seu irmão, a fim de evitar a fragmentação.
III. A província Cisplatina, atual Uruguai, foi o primeiro território a se declarar independente do Império Espanhol, sendo rapidamente reconhecido por diversos países ao redor do mundo, inclusive o Brasil.

Está CORRETO o que se afirma:
A respeito da representação brasileira nas Cortes de Lisboa, no contexto da independência do Brasil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os representantes do Brasil nas Cortes de Lisboa formavam um bloco único, e não representações das províncias, como ocorria com os representantes provenientes de Portugal.
( ) Entre os eleitos oriundos do Brasil, estavam figuras experientes politicamente, como Cipriano Barata, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Francisco Agostinho Gomes.
( ) Mesmo discordando de vários pontos da Constituição Portuguesa de 1822, elaborada pelas Cortes de Lisboa, a maioria dos representantes do Brasil assinou o documento.
Nos primeiros anos do Brasil independente, a escrita da História nacional — marcada por atores políticos como José da Silva Lisboa (o visconde de Cairu), e, na década seguinte, pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) — teve caráter:
Em Atenas, Sólon “criou um sistema político mais claro, baseado na riqueza e no prestígio, que dividiu os cidadãos em quatro grupos, os capazes de produzir 500 medidas (medimmnoi) de grãos, os que possuíam cavalos (hyppeis), os zeugitas (hoplitas) e os tethas (os sem posses)”. GUARINELLO, Norberto L. História Antiga.

As reformas de Sólon foram, principalmente, uma:
Acerca da perda de espaço do Direito Romano para as “leis bárbaras” ou “leis germânicas”, Marcelo C. da Silva afirma que “a Lei Romana dos Visigodos era aplicada aos indivíduos que nasciam na Aquitânia (e que eram chamados de 'romanos'), a Lei Sálica àqueles que nasciam ao norte do rio Loire (e que eram chamados de 'francos')". SILVA, Marcelo Cândido da. História Medieval.

A aplicação dessas leis sobre os indivíduos levava em consideração uma lógica: