80 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 16
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir sobre a relação entre o Referencial Curricular Amazonense e a Base Nacional Comum Curricular sobre o tema das Relações Étnico-Raciais e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O Referencial Curricular Amazonense complementa a BNCC ao adaptar o documento nacional às especificidades regionais e locais, abordando as Relações Étnico-Raciais e valorizando a diversidade cultural do estado.
( ) O Referencial Curricular Amazonense está alinhado à perspectiva legal da BNCC, que prevê a inclusão das temáticas de Educação para as Relações Étnico-Raciais em suas competências, habilidades e objetivos educacionais.
( ) O Referencial Curricular Amazonense cumpre integralmente as orientações da BNCC sobre diversidade, e apresenta a Educação para as Relações Étnico-Raciais de forma ampla, contínua e articulada em diversas áreas do conhecimento.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Relacione cada forma de avaliação pedagógica com sua respectiva descrição.
1.Avaliação diagnóstica
2.Avaliação formativa
3.Avaliação somativa
( ) Tem como propósito identificar conhecimentos prévios, lacunas e potenciais dos estudantes no início do ciclo letivo, fornecendo subsídios para o planejamento pedagógico por meio de instrumentos como provas, observações e discussões.
( ) Tem como objetivo avaliar o desempenho final dos estudantes ao término de um ciclo letivo, oferecendo oportunidade de demonstrar aprendizagens por meio de provas, trabalhos, projetos e exames anuais.
( ) Tem como propósito monitorar o progresso dos estudantes, oferecendo devolutivas que orientam o ensino e promovem ajustes contínuos nas práticas pedagógicas, por meio de testes periódicos e rubricas.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Leia o trecho a seguir.
A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência boniteza de mãos dadas. Cada vez me convenço mais de que, desperta com relação à possibilidade de enveredar-se no descaminho do puritanismo, a prática educativa tem de ser, em si, um testemunho rigoroso de decência e de pureza.
Fonte: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p.16.
De acordo com Paulo Freire, a ética e a estética são
Leia o trecho a seguir.
O Projeto Pedagógico é um documento que traz unidade na escola, pois fortalece sua identidade da escola, esclarece sua organização, define objetivos para a aprendizagem dos alunos. Também tem o potencial de ampliar o senso de pertencimento e o engajamento de toda a comunidade escolar (gestores, professores, demais profissionais da escola, pais, alunos e comunidade) em torno de um projeto educativo comum.
Adaptado de Orientações para revisão dos projetos pedagógicos (PPS) à luz dos novos currículos. Base Nacional Comum Curricular.
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que os projetos pedagógicos devem
Leia o poema a seguir.
Pai Nosso que estás nos céus
Nesse dia 19 de abril
Nos livre dos professores que
Pintam seus alunos com canetas hidrocor
Nos livre das escolas que colocam cocares nas crianças
Mantenha longe de
Nós aqueles que repetem as palavras:
Índio, Oca, Tribo, Selvagem, Pureza e Ecótico
Afaste de Nós os bu-bu-bu feito com a mão na boca
Senhor, perdoem aqueles que por desconhecimento nos fazem
uma imagem estereotipada
Livre-os do preconceito que os fazem acreditar que ainda somos
os indígenas de 1500
Amém.
Adaptado de BANIWA, Denilson. Poema sobre o Dia do índio nas escolas, 2018.
Com base na leitura do poema, assinale a opção que apresenta corretamente um objetivo pedagógico decorrente do uso do poema em sala de aula