limpar filtros
Questões por página:
Sobre a vigilância epidemiológica, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso e posteriormente assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Envolve reconhecer as principais doenças e agravos, em um determinado território, a fim de investigar epidemias e agir na prevenção e no controle dessas doenças ou situações.
( ) A vigilância epidemiológica não realiza a notificação compulsória, pois quem deve fazer a notificação é a vigilância social pelo profissional agente social ou responsáveis por estabelecimentos de saúde, tanto da rede pública, quanto da privada.
( ) A notificação institucional trata-se de uma comunicação obrigatória para com os gestores da saúde em relação à suspeita ou confirmação de determinadas doenças, agravos ou problemas de saúde pública listados. Deve ser realizada pelo Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN).
( ) Ao identificarmos as doenças e os agravos mais presentes em cada microárea, estamos desempenhando a Vigilância Epidemiológica. É dessa forma que podemos planejar ações para controlá-los. Algumas dessas doenças e agravos devem ser obrigatoriamente notificados, como a Tuberculose, a Hanseníase, a Dengue e os casos de violência doméstica.
A falta de limpeza do ambiente leva ao surgimento de criadouros e, com água acumulada, tem-se a proliferação do inseto. Com mais mosquitos aumenta-se a transmissão das doenças, afetando a saúde dos indivíduos. A coleta de lixo e o controle de qualidade da água que consumimos também são exemplos de qual tipo de vigilância?
Qual o tipo de vigilância que está relacionada à análise da situação da saúde, ao ato de estar vigilante, ou seja, atento (a) para fazer a promoção de saúde e a prevenção de doenças? As ações de vigilância devem ser planejadas a partir do processo contínuo de levantamento e análise de dados em saúde.
Qual conceito está relacionado à implementação de políticas públicas e à oferta de ações que melhoram a qualidade de vida dos sujeitos e da coletividade e que reduzem a vulnerabilidade e os riscos à saúde e consiste em uma das estratégias de produzir saúde se atentando às necessidades sociais em saúde?
Ressalta-se que a grande maioria das enfermidades é resultado da combinação de muitos fatores. Esta é uma combinação de vários determinantes como situados no meio ambiente, e de fatores próprios do indivíduo afetado. Nós, humanos, convivemos com fatores cuja atuação (ou simplesmente a presença, ou até mesmo a ausência) favorece o desenvolvimento de doenças. Como são chamados os determinantes do meio ambiente e os próprios do indivíduo?