limpar filtros
Questões por página:
A inteligência ou a cognição são o resultado de redes complexas onde interagem um grande número de atores humanos, biológicos e técnicos. Não sou “eu” que sou inteligente, mas “eu” com o grupo humano do qual sou membro, com minha língua, com toda uma herança de métodos e tecnologias intelectuais (dentre as quais, o uso da escrita). Para citar apenas três elementos entre milhares de outros, sem o acesso às bibliotecas públicas, a prática em vários programas bastante úteis e as numerosas conversas com os amigos, aquele que assina este texto não teria sido capaz de redigi-lo. Fora da coletividade, desprovido de tecnologias intelectuais, “eu” não pensaria. O pretenso sujeito inteligente nada mais é que um dos micros atores de uma ecologia cognitiva que o engloba e restringe.


LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 34,1994, p.135.


Assinale a alternativa em que todos os termos destacados exercem a mesma função sintática.
Nesse poema, a função da linguagem predominante é a poética. Assinale uma outra função explicitada no referido contexto.

Imagem associada para resolução da questão
Imagem associada para resolução da questão



Analise as proposições que seguem, considerando as falas expostas nos quadrinhos.

I. Transpondo para a voz ativa a frase “Borboletas são atraídas pelo cheiro das flores” (1º quadrinho), obtém-se a forma verbal “atraem”.

II. A locução verbal, presente na fala (1º quadrinho), assume a forma de voz passiva sintética.

III. Em: “Ai minha língua”, o pronome possessivo apresenta idêntica função sintática que o termo grifado em: “O incenso de rosas”.

IV. Em: “O incenso de rosas'', a expressão em destaque é classificada sintaticamente como complemento nominal.

Das afirmativas, verifica-se que está/ão correta/s apenas
Imagem associada para resolução da questão


Dadas as afirmativas sobre os aspectos sintáticos presentes nos quadrinhos,

I. Em: “É óbvio que é água!” (2° quadrinho), a oração em destaque recebe o nome de subordinada adverbial.

II. Em: “Essencial à vida de todos os seres vivos” (1° quadrinho), há inadequação no uso do sinal de crase em “à”, uma vez que o termo regente não é verbo.

III. Em: “Como você conseguiu errar essa?!” (1° quadrinho), a forma “essa” de segunda pessoa se refere ao que já foi dito, ou seja, faz referência a elementos do próprio discurso.

verifica-se que está/ão correta/s
Aspersão - termo derivado do latim aspersione; s.f., ato ou efeito de aspergir, borrifar ou respingar.

Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/aspers%C3%A3o/. Acesso em: 18 jun.2024.

Observe: o verbo aspergir produz o substantivo aspersão. Baseando-se nesse modelo, assinale a alternativa em que o substantivo produzido esteja corretamente grafado.