limpar filtros
Questões por página:
Com relação às intervenções fonoaudiológicas em pacientes com fissura labiopalatina, é correto afirmar que:
Durante avaliação fonoaudiológica, um paciente de 11 anos apresenta fala excessivamente acelerada, com articulação imprecisa, omissões frequentes de sílabas, dificuldade para organizar as frases e manter o ritmo comunicativo. Demonstra pouca percepção das alterações, mesmo quando compromete a inteligibilidade da fala. Com base nesse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
Um paciente do sexo masculino,82 anos, passou por avaliação fonoaudiológica e apresenta as seguintes características: voz monótona e soprosa, intensidade diminuída, imprecisão articulatória, tremores de lábios e língua e ressonância hipernasal. Com base nesses achados, o diagnóstico mais provável é disartria do tipo:
Com relação ao desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças, pode-se afirmar que:
Trata-se de uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem, manifestadas por vocabulário limitado, estrutura frásica reduzida e comprometimento do discurso, que não podem ser atribuídas a déficits sensoriais, motores, neurológicos, intelectuais, emocionais ou à privação ambiental. Essas dificuldades interferem na comunicação social, no desempenho acadêmico ou ocupacional e se manifestam desde o início do desenvolvimento. De acordo com o DSM-5, essa descrição corresponde ao diagnóstico de Transtorno: