limpar filtros
Questões por página:
A perspectiva da escola inclusiva propõe mudanças que valorizam o papel ativo dos alunos no processo educativo. Analise as afirmativas a seguir:

( ) A escola inclusiva busca reconhecer as diferenças entre os estudantes, como o ritmo de aprendizagem e o interesse.
( ) O currículo e a metodologia devem ser flexíveis para atender à diversidade dos alunos.
( ) O protagonismo do aluno não se relaciona com a proposta de inclusão escolar.

Assinale a alternativa correta.
No debate educacional contemporâneo, a avaliação escolar é compreendida a partir de sua finalidade pedagógica e de seu papel no processo de aprendizagem dos estudantes, superando práticas meramente seletivas. Considerando essa concepção, assinale a alternativa correta.
Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia (2011), discute elementos indispensáveis à formação docente, articulando pensamento crítico, dimensões afetivas e a compreensão do ato de conhecer. Com base nessa concepção, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Nenhuma formação docente verdadeira pode fazer-se alheada do exercício da criticidade que implica a promoção da curiosidade ingênua à curiosidade epistemológica.
II. Nenhuma formação docente verdadeira pode fazer-se alheada do reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição ou adivinhação.
III. Conhecer é, essencialmente, um ato de adivinhar, não mantendo relação com processos de intuição nem com a criticidade.

Está CORRETO o que se afirma em:
No processo educativo, a escola desempenha papel central na formação pessoal e social dos estudantes. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Se a escola busca ensinar a condição de cidadão, sua tarefa inicial deve ser facilitar o exercício da __________ entre os alunos. Para que o aprendizado da cidadania seja efetivo, é imprescindível que haja uma abordagem ampla que respeite os direitos humanos.
No ensino de História mundial, a superação de abordagens tradicionais exige a ampliação das escalas de análise e a integração de diferentes experiências históricas, evitando visões restritas e hierarquizadas do passado. Considerando essa perspectiva, analise as asserções a seguir e, posteriormente, assinale a alternativa correta.

I. A história do Brasil precisa necessariamente ser e estar integrada à história mundial para que seja entendida em suas articulações com a história em escala mais ampla e em sua participação nela.
II. Essa integração pressupõe que a História mundial não pode estar limitada ao conhecimento sobre a história do mundo, que na realidade é a história da Europa. Não se trata de negar a importância e o legado da Europa para a nossa história; trata-se antes, de não omitir outras histórias de nossas heranças americanas e africanas.