limpar filtros
Questões por página:
Na suspeita clínica de tamponamento cardíaco, um sinal físico característico, definido pela queda exagerada da pressão arterial sistólica (>10 mmHg) durante a inspiração, é melhor avaliado durante a medida da pressão arterial invasiva. Este sinal é denominado:
Um paciente portador de marca-passo artificial DDD apresenta, durante uma sessão de ressonância magnética não compatível, a inibição total da estimulação ventricular, com ausência de estimulação de escape em modo VOO, resultando em síncope. A causa mais específica dessa complicação aguda é a ativação do modo de operação programado para esta situação, conhecido como:
Em um traçado eletrocardiográfico de repouso, observa-se uma dissociação completa entre as ondas P e os complexos QRS, com uma frequência atrial regular superior à frequência ventricular regular, e intervalos PR variáveis. O diagnóstico eletrocardiográfico direto e o nível de bloqueio mais provável são, respectivamente:
Na estenose mitral reumática, um achado semiológico clássico à ausculta cardíaca é o estalido de abertura mitral. A relação entre a intensidade da estenose e o intervalo A₂-estalido de abertura (EO) é melhor caracterizada por:
Na febre reumática aguda, os Critérios de Jones Revisados (2015) estabelecem manifestações maiores e menores para diagnóstico. A manifestação cardíaca maior caracterizada por sopro de regurgitação mitral e/ou aórtica de recente aparição, sem lesão valvar prévia estrutural, denomina-se: