limpar filtros
Questões por página:
A enterobiase, também conhecida como oxiuríase, é uma verminose intestinal cosmopolita causada pelo nematoide Enterobius vermicularis, altamente prevalente em crianças em idade escolar e pré-escolar, manifestando-se principalmente por prurido anal intenso e noturno.

Qual é o método diagnóstico confirmatório para essa verminose em crianças, priorizando coleta simples e não invasiva?
A fibrose cística (FC) é uma doença genética autossômica recessiva causada por mutações no gene CFTR, com manifestações diversas.

De acordo com protocolos do Ministério da Saúde/ SUS, atualizados em 2025, qual é o método de diagnóstico confirmatório da FC em crianças?
Assinale a alternativa que se refere corretamente aos sinais clínicos e o plano terapêutico para reidratação da desidratação moderada.
A forma de abdome agudo no recém-nascido (RN) caracterizada por dor abdominal intensa, distensão, vômitos (frequentemente biliosos), irritabilidade, recusa alimentar e sinais de sepse, podendo evoluir para perfuração intestinal, choque ou óbito, se não manejado precocemente, com incidência maior em prematuros (<37 semanas, especialmente <1.500g) e fatores de risco como asfixia perinatal, alimentação enteral precoce, infecções ou uso de fórmulas artificiais, prevalente responsável por até 50% dos casos cirúrgicos neonatais é a:
A hepatite B viral (HBV) é uma infecção hepática grave causada pelo vírus da hepatite B (VHB). O diagnóstico baseia-se em marcadores sorológicos para detecção de antígenos/anticorpos e DNA viral.

De acordo com o Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS), qual é o perfil sorológico que confirma infecção aguda pela hepatite B, caracterizado por replicação viral recente?