limpar filtros
Questões por página:
Em se tratando do processo terapêutico na tera - pia ocupacional, o corpo é visto como instrumento de transformação do sujeito e de sua vida.

A pessoa, quando em acompanhamento, aprende a usar e aplicar os recursos apreendidos em seu coti - diano, desenvolvendo a consciência e uma nova reor - ganização corporal. Como consequência disso:
O conceito utilizado em terapia ocupacional que se dá a partir de intervenções que permitam identifi- car, apontar e trabalhar as dificuldades implícitas do fazer, que invariavelmente denotam questões relativas ao modo de compreender, de agir e de se relacionar no cotidiano, bem como, instrumentalizar a reorgani - zação e a transformação das ações, quer na atividade mais restrita do grupo, quer no âmbito maior das ativi - dades na coletividade, é chamado de:
Quanto à concepção de reabilitação com base na reabilitação psicossocial, o modelo que põe no centro das questões não a autonomia, mas a participação, de modo que o objetivo não seja aquele de fazer com que os fracos deixem de ser fracos para poderem estar em jogo com os fortes e sim que sejam modificadas as regras do jogo, de maneira que desse participem fra - cos e fortes, em trocas permanentes de competências e interesses, é conhecido como:
Em uma atividade terapêutica em grupo, onde o terapeuta ocupacional propõe um exercício de construção de possibilidades, por meio da elaboração de uma colcha de retalhos, desenvolvido pelo próprio processo de construção, sem a idealização exata do produto final, mas partindo de um objetivo comum: o firme propósito de lidar com a realidade, visando à construção de uma sociedade pacífica e inclusiva, transformando relações e descobrindo potencialidades, no desenvolvimento de um projeto autêntico e coletivo.

Tal ideia fundamenta-se na:
Analise as afirmativas abaixo em relação à prevenção de quedas em idosos.

1. A distribuição das causas de quedas difere entre idosos institucionalizados e os não-institucionalizados.
2. Embora não seja uma consequência evitável do envelhecimento, raramente sinaliza o início de fragilidade ou indica doença aguda.
3. Atividades e comportamentos de risco e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de cair, pois levam as pessoas a escorregar, criando, assim, desafios ao equilíbrio.
4. Os riscos independem da frequência de exposição ao ambiente inseguro e do estado funcional do idoso.
5. Idosos que usam escada regularmente têm menor risco de cair que idosos que a usam esporadicamente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.