limpar filtros
Questões por página:
Na abordagem da BNCC, a tessitura das linguagens artísticas é concebida como um emaranhado de dimensões do conhecimento, entrelaçando-se de maneira indissociável e simultânea. Essas dimensões, que permeiam as esferas das artes visuais, da dança, da música e do teatro, assim como as experiências dos alunos nos diversos contextos sociais e culturais, não se configuram como eixos temáticos ou categorias rígidas, mas como linhas flexíveis que se interpenetram. Tal entrelaçamento constrói a peculiaridade da vivência artística na escola, desprovida de hierarquias ou ordens predeterminadas no campo pedagógico. As dimensões em questão – criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão – coexistem em um constante devir, contribuindo para a singularidade da construção do conhecimento artístico. Qual dos textos a seguir define corretamente a dimensão da estesia?
Com a inserção da tecnologia na arte, emergiram diversas correntes de pensamento, e alguns estudiosos consideravam esse fenômeno de forma positiva, enquanto outros questionavam a presença da máquina no meio artístico, uma vez que esta desafiava as concepções tradicionais de arte. Um desses pensadores notáveis foi o autor que abordou a perspectiva da modernidade na arte em seu livro de 1936. Uma obra de arte, vista como um culto que evocava, de certo modo, aspectos religiosos, passou por questionamentos com o advento da fotografia e do filme, que são formas artísticas originadas da tecnologia. A interrogação sobre a consideração do digital como arte foi posta em discussão, implicando uma reavaliação do valor de culto presente na fotografia e nos filmes. Explorando as reflexões presentes no trabalho de 1936, que discute a modernidade na arte, questiona-se se o digital pode ser categorizado como arte. Nesse meio, o autor perde a interatividade com o público, passando a se dirigir a uma câmera. O autor ressalta que, no cinema, a realidade é completamente manipulada, enquanto no palco essa manipulação não é possível. A introdução da tecnologia resultou em um novo padrão de consumo artístico, associado por esse autor à industrialização e aos interesses econômicos, por exemplo, quando a realização de um filme tem o intuito de servir a propósitos políticos. Além disso, na era digital, a obra pode ser reproduzida e distribuída em diversas cópias pelo mundo, facilitando o acesso a ela. Outro aspecto crucial na discussão sobre a obra de arte é a aura e o culto. No contexto cinematográfico, a obra perde seu foco principal na história e nos autores, culminando na ausência de ênfase em detalhes fundamentais que poderiam ser facilmente percebidos em uma peça teatral. Na perspectiva desse autor, os meios de comunicação alteraram significativamente a concepção de arte, provocando um impacto substancial tanto no campo artístico quanto na sociedade. Qual autor, discutido no texto apresentado, expressa a perspectiva de que a integração da tecnologia na arte desafia a definição tradicional de arte, particularmente no contexto do digital?
No âmbito do Ensino Fundamental, o componente curricular arte concentra-se nas expressivas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro. Essas linguagens, por sua vez, articulam conhecimentos acerca de produtos e fenômenos artísticos, englobando práticas como
Na tessitura folclórica, compreendemos as expressões pulsantes da cultura popular, as quais singularizam a identidade social de um povo. O folclore, desdobrando-se em uma multiplicidade de devires, materializa-se não somente de modo coletivo mas também em instâncias singulares, engendrando um devir que percorre os territórios do costume e da tradição, sendo uma linha de fuga que se projeta na transmissão geracional. Nesse emaranhado de acontecimentos, o folclore torna-se o vetor condutor que conecta temporalidades, entrelaçando passados e presentes em uma dança rizomática, perpetuando os ritmos culturais em um constante devir-ancestral. Entre os muitos mitos da região sul-mato-grossense, está o de uma figura frequentemente associada à proteção dos peixes e à superstição de afetar a pesca. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta nome e função do mito ecológico relacionado a esse ser.
No intricado universo da execução e apreciação cênica e musical, explorando a sinergia entre dança, música e teatro, destaca-se a habilidade de reconhecer e distinguir timbres e características de instrumentos musicais diversos, enquanto se integra expressão corporal e narrativas de forma coesa. Considerando essa interconexão artística, assinale a alternativa que apresenta a capacidade multifacetada de apreensão que une a percepção sonora, a expressão física e as narrativas encenadas.