Questões da prova:
        CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - Analista de Comercialização e Logística Júnior - Transporte Marítimo
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  70 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 14                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    Em relação à responsabilidade civil, analise as afirmativas a seguir.
I - A responsabilidade civil do transportador pelas avarias na carga é contratual e objetiva, consubstanciada na teoria do risco profissional.
II - A responsabilidade civil do transportador marítimo, em casos de avarias e perdas na carga, é exonerada pelas cláusulas de limitação de responsabilidade.
III - A exclusão de responsabilidade por caso fortuito ou força maior é caracterizada, comumente, pelos pressupostos de inevitabilidade, imprevisibilidade e pelo impedimento absoluto do cumprimento da obrigação.
      Segundo a MARPOL 73/78, a obrigatoriedade de ter a bordo um plano de emergência de bordo contra a poluição por óleo (SOPEP) é aplicada a todos os navios, EXCETO aos petroleiros, com arqueação bruta maior ou igual a
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      A MARPOL 73/78 estabelece que os navios-tanques deverão possuir Certificado Internacional de Prevenção da Poluição por Óleo (IOPP) para valores de arqueação bruta, a partir de
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      O órgão administrativo, autônomo e auxiliar do Poder Judiciário, vinculado à Marinha do Brasil, que tem atribuição para julgar os acidentes e os fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, é o(a)
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Em relação ao abalroamento entre embarcações, excluindo-se as embarcações com problemas no sistema de governo, tem preferência sobre as demais uma embarcação    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      