60 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 1 de 12                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Sobre as doenças do sistema nervoso periférico: 
I. Dentre as neuropatias periféricas associadas a proteínas monoclonais, o tipo mais frequente é a secundária ao mieloma múltiplo. 
II. A neuropatia hereditária com suscetibilidade à paralisia por pressão é uma doença autossômica recessiva caracterizada por aumento da suscetibilidade dos nervos periféricos à tração mecânica ou compressão. 
III. Na síndrome de Guillain-Barré (SGB), a presença de pleocitose moderada no exame do líquido cefalorraquidiano é uma característica da SGB associada à infecção pelo HIV.
Sobre as ataxias: 
I. São causas de ataxia adquirida: álcool, drogas (anticonvulsivantes, quimioterápicos), doença celíaca, degeneração paraneoplásica e hipotireoidismo. 
II. A ataxia de Friedreich é secundária à expansão do trinucleotídeo GAA no gene FRDA localizado no cromossomo 9 e caracteriza-se clinicamente por ataxia, arreflexia e sinais de envolvimento do SNC. 
III. A ataxia espinocerebelar tipo 3 (doença de Machado-Joseph) está associada a padrão autossômico recessivo de herança e pode apresentar-se clinicamente com sintomas extrapiramidais predominantes.
Sobre as neurofibromatoses: 
I. A neurofibromatose tipo 2 (NF2) é a síndrome neurocutânea mais comum, e ocorre em 1 a cada 3000 pessoas. 
II. As lesões cutâneas da NF1 são manchas café-au-lait, neurofibroma subcutâneo, neurofibroma plexiforme e sardas axilares. 
III. Os nódulos de Lisch, patognomônicos da NF1, são alterações esqueléticas que favorecem a ocorrência de fraturas patológicas e pseudoartrose subsequente.