Questões da prova:
        FGV - 2015 - TJ-RO - Analista Judiciário - Psicologia
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  70 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 14                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    O Sr. José Alfredo (66 anos) foi encontrado pela Vigilância  Sanitária em um barraco,  desamparado,  em precárias condições  de saúde. Diante dos riscos a que vinha sendo exposto,  foi  colocado em instituição de acolhimento que atende idosos.  Através de estudos psicossociais foi descoberto que o Sr. José  Alfredo possui dois filhos,  Antônio e Manoel. Em função dessa  informação,  cogitou-se na propositura de ação de alimentos face  aos filhos,  mas o idoso recusa peremptoriamente que a ação seja  movida perante seu filho Manoel,  desejando que apenas Antônio  figure como polo passivo da ação. Segundo o idoso,  Antônio é um  empresário bem sucedido,  com boas condições financeiras,   enquanto Manoel é profissional autônomo da construção civil,   com dificuldades para sobreviver. À luz do Estatuto do Idoso,  o  desejo do Sr. José Alfredo:
    Ana Luísa,  7 anos,  começou a apresentar comportamentos  arredios e isolados na escola,  relatando à professora práticas de  abuso sexual praticados por seu pai,  Sr. Renato,  contra ela.  Descobriu-se que as situações acontecem durante a parte do dia  em que o pai fica sozinho com a criança,  enquanto a mãe de Ana  Luísa trabalha. Diante dessa informação,  a escola imediatamente  comunicou à mãe da menina,  Sra. Giovana,  que buscou a Justiça  da Infância e Juventude. Frente a tais relatos,  a autoridade  judicial determinou cautelarmente o afastamento do agressor do  lar familiar,  fixando alimentos provisórios que devem ser pagos  pelo Sr. Renato em favor da filha. De acordo com o ECA:
    
                Concurso:
                TJ-RO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Criminologia                    
                  
                  
                
              
            A Justiça Restaurativa: 
    Cláudia atua como psicóloga na instituição de acolhimento Paz e  Vida,  de cunho religioso,  que atende meninos de 12 aos 18 anos  incompletos. No início desse ano,  o adolescente Evandro,  16  anos,  foi acolhido na instituição por se encontrar em situação de  rua. O ingresso do adolescente no ambiente institucional causou  grande constrangimento,  pois o jovem se declara abertamente  homossexual,  o que conduziu Miguel,  dirigente da instituição,  a  solicitar que Cláudia desenvolva estratégias para que Evandro  possa superar a homossexualidade. Diante da demanda de  Miguel e à luz da Resolução do CFP nº 001/1999,  Cláudia:
    Elisa é psicóloga clínica. Em seu consultório atende Marília,  que  está se separando de Oscar,  seu companheiro há 10 anos e com  quem possui uma filha,  Clara,  de 6 anos. Diante dos conflitos  advindos da separação,  Marília pergunta se Elisa poderá atuar  como perita ou assistente técnica em seu processo de separação.  
À luz das Resoluções do CFP nº 017/2012 e nº 008/2010, Elisa:
    À luz das Resoluções do CFP nº 017/2012 e nº 008/2010, Elisa: