Questões da prova:
        CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Analista de Sistema Júnior - Engenharia de Software
      
      
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            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
      Na Engenharia de Software,  há diversos modelos de ciclo de vida,  definidos com variados níveis de formalidade.  O modelo
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
      O Processo Unificado divide a realização de um projeto  para desenvolvimento de um sistema de software em fases. Em cada uma dessas fases,  são executadas atividades de diversas disciplinas em diferentes proporções. No  desenvolvimento de um sistema de software complexo,   esse processo recomenda    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            
      Diversas são as métricas utilizadas em engenharia de  software. Para a utilização da métrica de pontos de função para medir a funcionalidade entregue por uma aplicação S,  a fronteira dessa aplicação deve ser definida. A  seguir,  diversas contagens devem ser realizadas,  como a  quantidade de
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Arquitetura de Software                    
                  
                  
                
              
            
      Em aplicações distribuídas,  dois modelos usados são o cliente/servidor (cliente-server,  C/S) e o ponto a ponto (peer-to-peer,  P2P).  Nesse contexto,  analise as afirmações abaixo.
I - Assim como no modelo C/S, no modelo P2P, qualquer nó pode iniciar uma conexão com qualquer outro nó.
II - Diferente do modelo C/S, o modelo P2P se caracteriza por apresentar a mesma largura de banda nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.
III - Processamento relativo à sincronização e à comunicação entre nós pode sobrecarregar tanto uma rede C/S quanto uma rede P2P.
IV - No modelo P2P, uma rede pode comportar nós chamados superpontos (super-peers), que agem de maneira similar aos nós servidores em uma rede C/S.
São corretas APENAS as afirmativas
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I - Assim como no modelo C/S, no modelo P2P, qualquer nó pode iniciar uma conexão com qualquer outro nó.
II - Diferente do modelo C/S, o modelo P2P se caracteriza por apresentar a mesma largura de banda nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.
III - Processamento relativo à sincronização e à comunicação entre nós pode sobrecarregar tanto uma rede C/S quanto uma rede P2P.
IV - No modelo P2P, uma rede pode comportar nós chamados superpontos (super-peers), que agem de maneira similar aos nós servidores em uma rede C/S.
São corretas APENAS as afirmativas
                Concurso:
                TRANSPETRO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
            Uma das formas de modelar o aspecto dinâmico de um sistema com a UML 2.0 é através da utilização do diagrama de  máquina de estado (state machine diagram). Nesse contexto,  considere os dois diagramas de máquinas de estados representados a seguir de acordo com a notação da UML. Considere que os eventos e as atividades homônimas em ambos os  diagramas têm o mesmo significado.
Os dois diagramas de máquinas de estados apresentados são equivalentes entre si.
PORQUE
Modelar o evento02 com uma transição recursiva (conforme o diagrama da direita) é equivalente a modelar o evento02  com uma atividade interna (conforme o diagrama da esquerda).
Analisando-se as afirmações acima,  conclui-se que