Questões da prova:
        Cebraspe (cespe) - 2014 - MEC - Atividade Técnica de Complexidade Intelectual - Analista de Política Regulatória
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  130 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 3 de 26                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
      Julgue o item a seguir,  acerca de infrações contra a ordem econômica,  de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência,  de abordagens de concorrência e de poder de mercado.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      O modelo de estrutura-conduta-desempenho está centrado na ideia de que um maior grau de concentração econômica tende a gerar resultados negativos sobre o bem estar econômico,  propondo a existência de uma relação de causalidade clara que vai da estrutura de concentração para a conduta das empresas e,  assim,  afeta a eficiência dos setores da economia.
    
      Julgue o item a seguir,  acerca de infrações contra a ordem econômica,  de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência,  de abordagens de concorrência e de poder de mercado.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      A regra da razão flexibiliza o Sherman Act nos casos de acordo entre dois indivíduos que não configure a ausência de razoabilidade. Por sua vez,  os atos considerados prejudiciais à concorrência,  que são  per se violações da Lei Sherman,  representam situações em que nenhuma defesa ou justificativa é permitida.
    Julgue o item a seguir,  acerca de infrações contra a ordem econômica,  de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência,  de abordagens de concorrência e de poder de mercado.
Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:
- a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;
- para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;
- para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.
Considerando as informações acima, julgue o próximo item.
O plano amostral utilizado no referido estudo foi o de amostragem aleatória por conglomerados em dois estágios, em que as unidades primárias são as escolas e as secundárias, as turmas.
         Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município,  adotou-se o seguinte plano amostral:
 
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      - a partir da lista com as N escolas do município,  foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples; 
- para cada escola selecionada,  uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples; 
- para cada aluno matriculado na turma escolhida,  aplicou-se um questionário.
Considerando as informações acima,  julgue o próximo item.
No plano amostral em questão,  pressupõe-se que cada turma forme uma subpopulação homogênea de alunos.