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        FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - História
      
      
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            Questões por página:
    
                    Com relação à organização e consolidação do Império Carolíngio,   analise as afirmativas a seguir.
I. No bojo do chamado “renascimento carolíngio", foi estimulado o uso da escrita em textos administrativos e legislativos, em apoio ao trabalho de fiscalização realizado por funcionários reais leigos e eclesiásticos.
 
II. Unificado sob o universalismo da tradição romana e cristã, o Império foi administrado pela tradição de vínculos pessoais, característica da cultura franca, o que levou à constituição dos laços de vassalagem.
 
III. A coroação de Carlos Magno no ano de 800 pelo Papa Leão III contribuiu para a cristianização pacífica das populações húngaras e normandas recém-chegadas às bordas do Império.
Assinale:
    I. No bojo do chamado “renascimento carolíngio", foi estimulado o uso da escrita em textos administrativos e legislativos, em apoio ao trabalho de fiscalização realizado por funcionários reais leigos e eclesiásticos.
II. Unificado sob o universalismo da tradição romana e cristã, o Império foi administrado pela tradição de vínculos pessoais, característica da cultura franca, o que levou à constituição dos laços de vassalagem.
III. A coroação de Carlos Magno no ano de 800 pelo Papa Leão III contribuiu para a cristianização pacífica das populações húngaras e normandas recém-chegadas às bordas do Império.
Assinale:
      Nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's)  ressaltam um conjunto de concepções genéricas sobre  referenciais que devem ser observados no ensino de História na  Educação Básica. 
As opções a seguir apresentam algumas dessas concepções, à exceção de uma.
Assinale-a.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      As opções a seguir apresentam algumas dessas concepções, à exceção de uma.
Assinale-a.
      Embora não tenham instituído oficialmente um currículo mínimo  obrigatório para o ensino de História no país,  os Parâmetros  Curriculares Nacionais (PCN’s)  apresentaram proposta de  conteúdos a serem trabalhados com os alunos.
Os conteúdos de História propostos nos PCN’s para os anos finais do Ensino Fundamental foram escolhidos tendo em vista a preocupação central de que os alunos desenvolvam a capacidade de
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Os conteúdos de História propostos nos PCN’s para os anos finais do Ensino Fundamental foram escolhidos tendo em vista a preocupação central de que os alunos desenvolvam a capacidade de
      A Lei nº 10.639,  de 9 de janeiro de 2003,  tornou obrigatório o  ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos  de ensino fundamental e médio,  oficiais e particulares. Essa lei  determinou também que os conteúdos referentes à História e  Cultura Afro-Brasileira devem ser    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Observe a imagem a seguir, que reproduz a capa de um cordel divulgado em 2010: 
 
Durante a 2ª Guerra Mundial, o envio de tropas dos Estados Unidos da América para o Teatro de Operações foi viabilizado por meio de intensa negociação diplomática com os países latino-americanos, no bojo da “Política da Boa Vizinhança” do governo de F. D. Roosevelt. Nesse contexto, a aliança com o Brasil teve importância estratégica. 
A partir da interpretação da xilogravura de Sebastião Palhares, conclui-se que a expressão “Trampolim da Vitória”, difundida na década de 1940, refere-se ao
