Questões da prova:
        Cebraspe (cespe) - 2011 - SEDUC-AM - Professor - Língua Portuguesa
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  120 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 23 de 24                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          No período “Nunca esteve no mundo” (L.29),  o sujeito oculto da forma verbal “esteve” refere-se a “uma minhoca” (L.26-27),  e “Nunca” e “no mundo” exercem a função de adjunto adverbial.
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          O emprego das vírgulas logo após “sem fome” (L.5) e “gostosas” (L.14) é facultativo; essas vírgulas poderiam,  portanto,  ser omitidas sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          O texto é predominantemente argumentativo; nele,  o autor expõe suas ideias de forma a convencer o leitor e usa,  para esse fim,  imagens do mundo real e exemplos tirados de sua própria experiência.
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          O autor constrói seu texto com base na comparação entre o ato de comer e o de aprender ou conhecer,  relação que explicita no trecho “Querem comê-los. Querem conhecê-los” (L.39).
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          A predominância,  no texto,  das formas verbais no presente do indicativo tem o efeito de dar aos fatos apresentados o caráter de fatos reais,  habituais e naturais,  o que reforça os argumentos do autor com relação aos processos de aprendizagem das crianças.
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
