Questões da prova:
        MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Secretário Auxiliar
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  50 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 5 de 10                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                     A Ditadura Militar brasileira,  iniciada pelo golpe de 31 de março de 1964 e que perdurou até 1985,  ficou  marcada por trazer forte repressão aos cidadãos brasileiros,  bem como pela supressão de direitos e  garantias fundamentais,  através da edição dos hediondos Atos Institucionais (AI). No entanto,  o  movimento que culminou no golpe de 31 de março de 1964 teve motivação inicial bem diversa da  consequência acima transcrita,  que era:   
    “No dia 10 de novembro de 1937,  tropas da polícia militar cercavam o Congresso Nacional e impediram a entrada dos congressistas. O ministro da Guerra – general Dutra – se opusera a que a  operação fosse realizada por foças do Exército. À noite,  Getúlio anunciou uma nova fase política e a  entrada em vigor de uma Carta constitucional,  elaborada por Francisco Campos” (trecho extraído do livro  História do Brasil,  de Boris Fausto). O período histórico brasileiro narrado acima descreve o início:
    No Brasil,  após o fim do período conhecido como Primeira República,  Getúlio Vargas subiu ao poder,   permanecendo nele por aproximadamente 15 anos,  exercendo a função,  sucessivamente,  de chefe de um  governo provisório,  presidente eleito pelo voto indireto e ditador. O período do Governo Provisório de  Vargas é marcado por algumas revoluções,  dentre elas a que ficou conhecida como Revolução  Constitucionalista de 1932,  ou somente Revolução de 1932. A respeito da revolução de 1932,  podemos  asseverar que: 
    O Coronelismo,  presente nos primórdios da República Brasileira,  representou uma variante do  fenômeno sociopolítico amplo denominado como clientelismo. O “Coronel” era responsável por  controlar os votos em sua região de domínio,  recebendo em troca privilégios e favores dos grandes  grupos políticos da cena nacional,  com o fim de manter seu poder e influência na região. Contribuíram  para o surgimento do Coronelismo,  EXCETO:  
    Após a independência do Brasil,  formalizada pelo famoso Grito do Ipiranga,  proferido por D. Pedro I  aos 07 de setembro de 1822,  foi outorgada ao Brasil,  em 25 de março de 1824,  sua primeira Constituição  Federal como país independente. A respeito da Constituição de 1824 é INCORRETO afirmar: