Questões da prova:
        FGV - 2008 - Senado Federal - Analista Legislativo - Apoio Técnico ao Processo Legislativo
      
      
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                  Página 13 de 16                
                
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            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Senado Federal
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
             Questão Anulada
          
          
        
            
                
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          Com  base  no  Manual  de  Elaboração  de  Textos  do  Senado  Federal,  analise as afirmativas a seguir: 
I. Na elaboração de proposta de emenda à Constituição, projeto de lei, decreto legislativo e resolução, bem como de emenda a essas proposições, os consultores deverão observar as disposições da Lei Complementar 95/98.
II. A fim de se obter precisão, é necessária a manifestação do pensamento ou da idéia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico.
III. No ordenamento jurídico brasileiro, existem dois diplomas legais que tratam especificamente da redação de leis e atos normativos: a Lei Complementar 95/98 e o Decreto 2.954/99. Ao contrário da lei, que a todos obriga, o referido decreto só vincula os órgãos do Executivo. Contudo, recomenda-se que ele também seja observado quando da redação de minutas de proposições legislativas, pois traz regras valiosas sobre o assunto.
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Na elaboração de proposta de emenda à Constituição, projeto de lei, decreto legislativo e resolução, bem como de emenda a essas proposições, os consultores deverão observar as disposições da Lei Complementar 95/98.
II. A fim de se obter precisão, é necessária a manifestação do pensamento ou da idéia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico.
III. No ordenamento jurídico brasileiro, existem dois diplomas legais que tratam especificamente da redação de leis e atos normativos: a Lei Complementar 95/98 e o Decreto 2.954/99. Ao contrário da lei, que a todos obriga, o referido decreto só vincula os órgãos do Executivo. Contudo, recomenda-se que ele também seja observado quando da redação de minutas de proposições legislativas, pois traz regras valiosas sobre o assunto.
Assinale:
                Concurso:
                Senado Federal
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
                
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          Com  base  no  Manual  de  Redação  da  Presidência  da  República,  analise as afirmativas a seguir.  
I.Tanto do aviso quanto do ofício devem constar do cabeçalho e do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico.
II. Seguindo o padrão ofício, não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.
III. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I.Tanto do aviso quanto do ofício devem constar do cabeçalho e do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico.
II. Seguindo o padrão ofício, não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.
III. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
Assinale:
                Concurso:
                Senado Federal
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
                
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          Em relação ao endereçamento no envelope,  conforme orienta  o Manual de Redação da Presidência da República,  assinale a  forma correta. 
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                Concurso:
                Senado Federal
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
                
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          A  respeito da  formalidade,  com base no Manual de Redação  da Presidência da República,  analise os itens a seguir:
I. As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível; mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.
II. A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.
III. A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. O Manual de Redação da Presidência da República traz normas específicas para cada tipo de expediente.
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível; mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.
II. A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.
III. A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. O Manual de Redação da Presidência da República traz normas específicas para cada tipo de expediente.
Assinale:
                Concurso:
                Senado Federal
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Português                    
                  
                  
                
              
            
                
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          Observe  a  expressão  democracia  sem  adjetivos  (L.14).  Entendendo  a  palavra  adjetivos  como  “predicado”  (em  sua  acepção  semântica),   é  correto  afirmar  que  a  expressão  sem  adjetivos poderia ser substituída por: 
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      

