limpar filtros
Questões por página:
A prova tuberculínica (PT) é um teste diagnóstico de infecção latente da tuberculose (ILTB), que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica. Os indivíduos infectados pelo bacilo de Koch (BK) podem ter sua capacidade de reação à PT diminuída com o tempo, devido à perda da resposta dos linfócitos T de memória. Esse fato levaria algumas pessoas à resposta negativa da PT, mesmo que infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis. Tal efeito é chamado de:
Segundo a OMS, a tuberculose (TB) é um grave problema de saúde pública, pois se trata de uma doença que pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente e relevante, especialmente a bacilífera, é responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença na comunidade. Portanto, a busca ativa de sintomático respiratório é considerada uma:
De acordo com a Resolução nº 543, de 18 de abril de 2017, do Cofen, é necessário adotar o referencial mínimo para o quadro de profissionais de Enfermagem para as 24 horas de cada unidade de internação (UI), considerar o Sistema de Classificação de Pacientes - SCP, as horas de assistência de Enfermagem, a distribuição percentual do total de profissionais de Enfermagem e a proporção profissional/paciente. Portanto, o número de horas, por paciente, para o cuidado de alta dependência é de:
Paciente Júlio da Costa,43 anos de idade, tabagista, etilista, deu entrada na emergência com quadro de insuficiência respiratória aguda, sendo instalado cateter nasal e coletada uma gasometria arterial. Os valores obtidos neste exame foram:
pH: 7,15 PO2: 78 PCO2: 57 HCO3: 12
De acordo com os valores supracitados, o paciente apresenta o quadro de:
Os pacientes considerados neurocríticos podem ter alteração da pressão intracraniana (PIC), que é a pressão exercida dentro do crânio, determinada pelos seguintes elementos: líquido cefalorraquidiano (LCR), sangue e parênquima cerebral, sendo, no adulto, seu valor fisiológico inferior a 15 mmHg. Para se obter a pressão de perfusão cerebral (PPC), a fórmula indicada para o cálculo é: