limpar filtros
Questões por página:
Ainda de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, os três eixos fundamentais para viabilizar a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens são:
Segundo as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, propostas pelo Ministério da Saúde, a participação juvenil “contribui para a autoestima do adolescente e do jovem, a sua assertividade e a formulação de um projeto de vida. Esses aprendizados constituem-se em elementos-chave de qualquer estratégia de prevenção à violência, bem como ao abuso de drogas e na prevenção às DST/Aids”. Deste modo, favorecer a participação juvenil é uma estratégia eficaz:
Em relação à Resolução COFEN nº 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, observe as afirmativas a seguir:
I É direito do enfermeiro suspender as atividades, individuais ou coletivas, quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo formalizar imediatamente sua decisão à instituição e ao Conselho Regional de Enfermagem. II É obrigatória a comunicação para os órgãos de responsabilização criminal, independentemente de autorização, de casos de violência contra crianças e adolescentes, idosos e pessoas incapacitadas ou sem condições de firmar consentimento. III É dever do profissional de enfermagem manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto quando o fato seja de conhecimento público, ou nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida.
Das afirmativas acima:
Ainda de acordo com a nova Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, toda equipe de Atenção Básica deve realizar atenção à saúde de populações específicas. Porém, em algumas realidades é necessário dispor de equipes adicionais. São consideradas equipes de Atenção Básica para Populações Específicas:
A nova Política Nacional de Atenção Básica – PNAB atualizou conceitos e diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre outras diretrizes do SUS e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) a serem operacionalizados na Atenção Básica estão: