Questões da prova:
        UECE-CEV - 2018 - SEDUC-CE  - Professor - Filosofia
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  54 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 10 de 11                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                     No que diz respeito à “Ética do Discurso”, de Apel, é correto afirmar que 
     De acordo com a filosofia kantiana, é correto afirmar que 
     Segundo a obra A Política de Aristóteles, a democracia pode ser definida como 
     Sobre a “Ética do Discurso” de Habermas,  assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. 
( ) Procura um fundamento metafísico no discurso argumentativo. ( ) Desconsidera a guinada pragmática da linguagem na filosofia contemporânea e continua se embasando na guinada hermenêutica da linguagem. ( ) Habermas apresenta sua ética do discurso como sendo cognitivista, solipsista e procedimentalista. ( ) Constitui-se, dentre outras coisas, de uma reformulação do imperativo categórico kantiano na busca de uma fundamentação última baseada na linguagem.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
    ( ) Procura um fundamento metafísico no discurso argumentativo. ( ) Desconsidera a guinada pragmática da linguagem na filosofia contemporânea e continua se embasando na guinada hermenêutica da linguagem. ( ) Habermas apresenta sua ética do discurso como sendo cognitivista, solipsista e procedimentalista. ( ) Constitui-se, dentre outras coisas, de uma reformulação do imperativo categórico kantiano na busca de uma fundamentação última baseada na linguagem.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
 Sobre os filósofos pré-socráticos, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. 
( ) Anaximandro considerou o apeiron o arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas. ( ) Anaxímenes considerou o fogo como seu arché, substância primordial, princípio de todas as coisas. ( ) Empédocles propôs o ar como princípio de todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente. ( ) Parmênides dizia que o ser é, e não pode deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
    ( ) Anaximandro considerou o apeiron o arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas. ( ) Anaxímenes considerou o fogo como seu arché, substância primordial, princípio de todas as coisas. ( ) Empédocles propôs o ar como princípio de todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente. ( ) Parmênides dizia que o ser é, e não pode deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: