limpar filtros
Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo acerca da globalização.
1. Trata-se de um fenômeno de integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial, caracterizado pela intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações, proporcionada pelo avanço técnico na comunicação e nos transportes.
2. Os conflitos bélicos e econômicos envolvendo a Rússia e a Ucrânia, a China, a Europa e os Norte-Americanos provocaram a ruptura dos acordos de globalização firmados entre as principais potência mundiais.
3. A fase recente da globalização marca a consolidação do capitalismo financeiro enquanto nova fase do sistema capitalista. As empresas transnacionais e o mercado são dois dos principais agentes nesse novo cenário.
4. O termo globalização passou a ser utilizado mundialmente nos primeiros anos do século XXI, mas o fenômeno pode ser identificado no período das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise o texto abaixo:
A postura historiográfica de _________(1)_________, autor do livro A Revolução Burguesa, pode ser sintetizada na expressão “redescobrimento do Brasil”. Fundado em historiadores como Capistrano de Abreu, Sérgio Buarque de Holanda, e Caio Prado Júnior, seus escritos sobre o Brasil retratam os movimentos sociais, a ação dos índios e negros, imigrantes, escravos, trabalhadores rurais e urbanos. Afasta-se da história ______________(2)____________ e biográfica tradicional.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Analise as afirmativas abaixo acerca da história dos escravos africanos em Santa Catarina.
1. No litoral catarinense, os escravos ocupavam- -se de atividades domésticas, agrícolas e pesqueiras, no cultivo de cana-de-açúcar, aipim e outros gêneros alimentícios.
2. Com a decadência das atividades associadas à pesca de baleias, no litoral de Santa Catarina, muitos escravos passaram a atuar como sapateiros, marceneiros e alfaiates.
3. A carência de fontes históricas não permite aos historiadores a comprovação da existência de revoltas de escravos ou a existência de quilombos em Santa Catarina.
4. Verifica-se nos anúncios dos jornais da época da escravidão que, nas vilas do litoral catarinense, o comércio de escravos era representativo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise o texto abaixo:
A produção historiográfica dos religiosos da Idade Média e europeia tem sua origem associada às atividades de ________________ .
Caracterizava-se pela proposta de exposição dos métodos dos historiadores, evidenciando seus objetivos e as formas de reunir as informações necessárias para os escritos redigidos.
A principal estratégia era _________________e a meta prioritária era o repasse das informações para os tempos futuros.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Analise as afirmativas abaixo acerca da história e da cultura dos povos indígenas de Santa Catarina.
1. Na Terra Indígena Laklãnõ, habitam os remanescentes dos Xokleng, também conhecidos como botocudos, povo que quase foi extinto em território catarinense, pelas ações dos bugreiros.
2. A demarcação definitiva das terras indígenas de Santa Catarina, em setembro de 2020, promoveu o fim dos conflitos jurídicos entre indígenas, madeireiros e grileiros.
3. Os carijós que habitavam o litoral catarinense eram sedentários, conheciam a agricultura e, na pesca, encontravam fonte energética complementar para a sobrevivência.
4. A Terra Indígena Chapecó, maior reserva do Sul do Brasil, é habitada, majoritariamente por indivíduos da etnia Kaingang e um pequeno grupo da etnia guarani.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.