limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Com relação ao décimo parágrafo, assinale a alternativa correta.
A traqueostomia pode ser utilizada por pacientes oncológicos, e cabe à equipe de saúde orientar adequadamente a família sobre os cuidados necessários com o dispositivo. Assinale a alternativa correta.
A Promoção da Saúde foi aprovada como proposta em Ottawa, na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde em 1986, e assim se configurou um papel importante na Reforma Sanitária Brasileira. A Portaria nº 687, de 30 de março de 2006, aprovou a Política de Promoção da Saúde (PNPS). Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O objetivo geral da PNPS é promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes. II. Para implementação da PNPS foram criados Observatórios Nacionais da Saúde dos Brasileiros, visando a participação da sociedade organizada. III. Na criação foram listadas algumas ações a serem desenvolvidas para implementação da PNPS, entre elas está a disseminação da cultura da alimentação saudável em consonância com o Guia Alimentar da População Brasileira. IV. Ação específica proposta pela PNPS foi de ampliar a autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletividades, para o cuidado integral à saúde, assim como minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem.
Os Conselhos de Saúde são parte das Comissões Permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior. Assinale a alternativa incorreta com relação aos Conselhos de Saúde.
A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Os princípios da Atenção Básica são: Universalidade; Equidade; Integralidade e Participação da Comunidade. II. Entre as diretrizes tem-se o Cuidado Centrado na Pessoa, o qual direciona os pontos da Rede de Atenção à Saúde – RAS. III. Cabe ao enfermeiro realizar consulta de enfermagem, procedimentos, solicitar exames complementares, prescrever medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão. IV. A equipe mínima da ESF é composta por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.