Questões da prova:
        CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - MT - Psicólogo
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 2 de 12                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                         No que concerne ao conceito de poder disciplinar, Michel Foucault afirma que a operação das instituições - como a escola - visa produzir corpos manipuláveis e analisáveis,  cujas forças se multiplicam na direção da racionalização utilitária do detalhe. O processo de ensino-aprendizagem na educação é, portanto, operado a partir dos princípios que produzem o corpo docilizado da disciplina. 
São procedimentos do poder disciplinar no estabelecimento escolar:
    São procedimentos do poder disciplinar no estabelecimento escolar:
     Diariamente, as escolas brasileiras encaminham alunos para serviços especializados de saúde, com destaque para o atendimento psicológico. As queixas em relação a tais crianças, embora variadas, possuem um padrão comum: as relativas à aprendizagem e ao comportamento. A crescente patologização da infância em processo escolar tem sido foco de preocupação da Psicologia, em especial com o aumento de diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças escolarizadas. 
A partir de uma perspectiva da análise institucional, uma intervenção nos processos de ensino-aprendizagem precisa
    A partir de uma perspectiva da análise institucional, uma intervenção nos processos de ensino-aprendizagem precisa
     A partir das teorias da aprendizagem, verifica-se que a cognição é o que permite aos indivíduos produzir um sentido de si e estabelecer relações com o mundo de modo interdependente.  
Quando se afirma que o conhecimento, a partir do desenvolvimento da cognição, é resultado da interação do individuo com os distintos objetos do mundo, não dependendo unicamente da herança genética nem apenas das relações sociais, sendo acumulativo e de assimilação, é porque a abordagem da aprendizagem é
    Quando se afirma que o conhecimento, a partir do desenvolvimento da cognição, é resultado da interação do individuo com os distintos objetos do mundo, não dependendo unicamente da herança genética nem apenas das relações sociais, sendo acumulativo e de assimilação, é porque a abordagem da aprendizagem é
     Matriciamento, ou apoio matricial, é um modo de produção de cuidado em saúde em que duas ou mais equipes,  em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.  
São características desse processo:
    São características desse processo:
     Lev Vygotsky foi um psicólogo que desenvolveu estudos sobre a infância, os quais apresentaram contrapontos importantes às teorias do desenvolvimento fundantes da Psicologia clássica. Um dos elementos centrais de sua teoria é a linguagem, que, para ele, exerce uma função mediadora.  
A partir do desenvolvimento de uma teoria da linguagem, Vygotsky constrói princípios teóricos para o desenvolvimento infantil, sendo um deles o de Zona de Desenvolvimento Próximo ou Proximal (ZDP), cujo conceito está adequadamente expresso em:
    A partir do desenvolvimento de uma teoria da linguagem, Vygotsky constrói princípios teóricos para o desenvolvimento infantil, sendo um deles o de Zona de Desenvolvimento Próximo ou Proximal (ZDP), cujo conceito está adequadamente expresso em:
