Questões da prova:
        CONSULPAM - 2023 - CISCOPAR - Médico ginecologista e obstetra
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  50 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 1 de 10                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                         O trajeto, também conhecido como canal do parto,  estende-se do útero à fenda vulvar, nele há exuberante número de orifícios, formas e estruturas que podem facilitar ou dificultar o trabalho de parto. Dos vários tipos de bacia, de acordo com o formato do estreito superior, estas possuem importância prática para o prognóstico do parto. Dos tipos de bacias apresentados abaixo, assinale aquela que representa pior prognóstico para parto vaginal, pois aumenta a incidência de oblíquas posteriores e chance crescente de distocia com a progressão da apresentação.   
         A apresentação só é definida no penúltimo ou até mesmo último mês da gestação, período em que o volume fetal oferece dificuldade à passagem por meio da bacia. Na assistência pré-natal, em virtude do mecanismo de trabalho de parto, o médico plantonista, ao examinar uma gestante, observa a apresentação de face com cabeça fixa. O ponto de referência para essa atitude da cabeça do feto está indicado(a) em:   
         A síndrome hipertensiva específica da gestação (SHEG) é uma doença multissistêmica que costuma ocorrer na segunda metade da gestação se caracterizando pela elevação dos níveis pressóricos e,  por vezes, lesão de órgãos alvos. No Brasil é a maior causa de mortalidade materna e perinatal. Sobre a SHEG, assinale a alternativa CORRETA.   
         Os avanços terapêuticos em saúde permitiram que mulheres portadoras de cardiopatias congênitas chegassem à idade fértil, no entanto, dados brasileiros revelam que a cardiopatia é a primeira causa não obstétrica de morte materna e ocupa a quarta causa na mortalidade geral durante a gestação. Sobre as emergências cardiológicas em gestantes, assinale a alternativa CORRETA.   
    