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AEVSF/FACAPE - 2024 - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE - Professor - Educação Infantil
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30 Questões de concurso encontradas
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Disciplina:
Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, documento de caráter normativo dispõe de um conjunto de diretrizes educacionais e curriculares em orientação às escolas na organização das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos em função de uma educação sólida, uniforme e de qualidade.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar.2024.
Considerando a temática em foco quanto aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil expressos na BNCC, assinale a alternativa CORRETA.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar.2024.
Considerando a temática em foco quanto aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil expressos na BNCC, assinale a alternativa CORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao legislar sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, veio garantir que todas as crianças e adolescentes sejam dignos de atenção, proteção e cuidados especiais. Fruto de uma luta social, o ECA é um documento normativo e de consulta em função da promoção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes brasileiras.
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/i d/611968/Estatuto_crianca_adolescente_6ed.pdf, Acesso em: 30 mar.2024
Com base no texto e no que tange aos direitos à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer em seu Art.53, avalie as afirmações a seguir:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de ser respeitado por seus educadores.
III. Participar da vida política, na forma da lei. IV.Direito de organização e participação em entidades estudantis.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/i d/611968/Estatuto_crianca_adolescente_6ed.pdf, Acesso em: 30 mar.2024
Com base no texto e no que tange aos direitos à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer em seu Art.53, avalie as afirmações a seguir:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de ser respeitado por seus educadores.
III. Participar da vida política, na forma da lei. IV.Direito de organização e participação em entidades estudantis.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Como um conjunto de leis que regem a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996, também conhecida como Lei Darcy Ribeiro, a maior lei educacional do país, vem desde a sua implantação até os dias atuais enriquecida de atualizações e enfoques ao versar sobre os princípios e fins da educação infantil a educação superior.
LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. - Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.
Considerando os dispositivos legais no que trata o Art.35 sobre a educação infantil e as regras comuns para sua organização, avalie as informações abaixo.
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
IV.Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. - Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.
Considerando os dispositivos legais no que trata o Art.35 sobre a educação infantil e as regras comuns para sua organização, avalie as informações abaixo.
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
IV.Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
Atualmente, diante da evolução acelerada das tecnologias, a educação não pode permanecer inerte à sua influência, sobretudo aquelas relacionadas à informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem como forma de tornar as aulas mais atrativas e oportunizar a construção de conhecimentos de forma autônoma e significativa. Isso remete, a importância da introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como estratégias de inovações metodológicas para a aprendizagem em uma sociedade demarcada por conceitos, valores e culturas que demandam novas formas de comunicação e obtenção de conhecimentos.
Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2 1/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-ecomunicacao-como-recurso-didatico-pedagogicono-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 30 mar.2024. (adaptado)
A partir das informações, apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. O uso da informática como ferramenta pedagógica oferece um aumento na eficácia e na qualidade do ensino.
II. Na Educação Infantil ao utilizar as TIC o professor consegue despertar no aluno a curiosidade com o auxílio de atividades, gerar a capacidade de criar novas ideias e estimular sua relevância para as tarefas, tornando possível uma transformação no modo de aprender.
III. A utilização das tecnológicas na educação não podem se tornar uma ferramenta principal para o processo de ensino-aprendizagem, mas sim, um mecanismo que proporcione a mediação entre aluno, professor e saberes escolares.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2 1/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-ecomunicacao-como-recurso-didatico-pedagogicono-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 30 mar.2024. (adaptado)
A partir das informações, apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. O uso da informática como ferramenta pedagógica oferece um aumento na eficácia e na qualidade do ensino.
II. Na Educação Infantil ao utilizar as TIC o professor consegue despertar no aluno a curiosidade com o auxílio de atividades, gerar a capacidade de criar novas ideias e estimular sua relevância para as tarefas, tornando possível uma transformação no modo de aprender.
III. A utilização das tecnológicas na educação não podem se tornar uma ferramenta principal para o processo de ensino-aprendizagem, mas sim, um mecanismo que proporcione a mediação entre aluno, professor e saberes escolares.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
A importância da aprendizagem em todos os níveis de escolaridade, principalmente na educação infantil, quanto ao processo de alfabetização numa perspectiva de letramento tem intensificado para além da compreensão como ato de ler e escrever, mas como aprendizagens significativas e de forma efetiva capazes de propiciar às crianças não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas a aquisição adequada de habilidades que serão usadas ao longo de toda a vida cidadã.
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)
Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:
I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.
II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.
III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.
IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.
V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)
Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:
I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.
II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.
III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.
IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.
V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.
É CORRETO apenas o que se afirma em: