Questões da prova:
AEVSF/FACAPE - 2024 - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE - Professor - Educação Física
limpar filtros
30 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Leia o texto a seguir:
“Um projeto político-pedagógico representa uma intenção, ação deliberada, estratégia. É político porque expressa uma intervenção em determinada direção e é pedagógico porque realiza uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade explicando suas determinações. Todo educador deve ter definido o seu projeto político-pedagógico. Essa definição orienta a sua prática no nível da sala de aula: a relação que estabelece com os seus alunos, o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata científica e metodologicamente, bem como os valores e a lógica que desenvolve nos alunos”.
Metodologia do Ensino da Educação Física, SOARES,1992.
Com referências na abordagem crítico-superadora apresentada no livro, como deve ser o projeto político-pedagógico na escola?
I. Definido por cada educador, considerando sua visão de homem e de sociedade.
II. Elaborado pela equipe gestora da escola, sem necessitar de consulta aos demais profissionais.
III. Imposto pelo governo, sem levar em consideração as características da comunidade escolar.
IV. Revisado e atualizado periodicamente para acompanhar as mudanças sociais.
“Um projeto político-pedagógico representa uma intenção, ação deliberada, estratégia. É político porque expressa uma intervenção em determinada direção e é pedagógico porque realiza uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade explicando suas determinações. Todo educador deve ter definido o seu projeto político-pedagógico. Essa definição orienta a sua prática no nível da sala de aula: a relação que estabelece com os seus alunos, o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata científica e metodologicamente, bem como os valores e a lógica que desenvolve nos alunos”.
Metodologia do Ensino da Educação Física, SOARES,1992.
Com referências na abordagem crítico-superadora apresentada no livro, como deve ser o projeto político-pedagógico na escola?
I. Definido por cada educador, considerando sua visão de homem e de sociedade.
II. Elaborado pela equipe gestora da escola, sem necessitar de consulta aos demais profissionais.
III. Imposto pelo governo, sem levar em consideração as características da comunidade escolar.
IV. Revisado e atualizado periodicamente para acompanhar as mudanças sociais.
Disciplina:
Educação Física
Um atleta de alto nível, com histórico de asma intermitente, apresenta broncoconstrição durante um treino intenso em clima frio e seco. Qual a combinação de mecanismos fisiológicos que melhor explica essa resposta?
Disciplina:
Educação Física
Em um mundo cada vez mais conectado pelas redes sociais, a influência da mídia digital na percepção da cultura corporal e da inclusão social tem sido amplamente discutida. Diversas plataformas online oferecem espaços para a expressão individual, mas também podem contribuir para a disseminação de padrões estéticos inalcançáveis e preconceitos relacionados ao corpo.
Considerando o contexto descrito, qual é o papel decisivo do professor de Educação Física no uso das redes sociais como ferramenta pedagógica?
Considerando o contexto descrito, qual é o papel decisivo do professor de Educação Física no uso das redes sociais como ferramenta pedagógica?
Disciplina:
Educação Física
Em uma aula de Educação Física sobre a importância da atividade física para a saúde, o professor propõe um debate sobre as contradições entre o discurso oficial de promoção do autocuidado e as dificuldades enfrentadas pela população para ter acesso a um estilo de vida saudável.
Qual alternativa apresenta a argumentação mais consistente sobre o tema?
Qual alternativa apresenta a argumentação mais consistente sobre o tema?
Disciplina:
Educação Física
Qual é o nome dado à posição básica dos pés no balé, em que os calcanhares se tocam e os pés apontam para fora?