limpar filtros
Questões por página:
Questão Anulada

Imagem associada para resolução da questão

 

(Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/cartuns-de-alberto-benett-3/. Acesso em 10 nov.2024.)

 

 

Analisando o processo de construção do texto e dos sentidos que se deseja provocar e a mobilização de conhecimentos, a HQ apresenta uma:

Complete as lacunas com porque, por que, porquê ou por quê.


"Implorava por ajuda para fazer a tarefa que tinha sido passada por ela, __________ não estava entendendo nada. O que havia ali para ele estar tão reativo? Quando sentei para ajudá-lo, entendi o __________ do desgosto do menino. Aquela tarefa só podia ter sido elaborada por quem não gosta de poesia, ___________ era um intragável exercício de contar linhas, sílabas, versos, rimas, como se um poema fosse um pacote de regras e normas de versificação. Como se ligar a algo que é tão distante do prazer de 'afagar um cão'? Era preciso oferecer um antídoto urgente ao meu filho, mostrar que é possível gostar de poesia."


(Disponível em: https://revistacontinente.com.br/secoes/vespera/wislawa--porque-algun s-gostam-de-poesia. Acesso em 10 nov.2024. Adaptado.)
"_________ visão inicial, a moqueca, não passa de um sonho. Fantasia. ___________ apenas como objeto da imaginação. Na imaginação tudo acontece magicamente, imediatamente. O simples desejo faz __________ coisa acontecer. Mas acontece que moquecas sonhadas não podem ser comidas. Não dão prazer ___________ ninguém. [...] A culinária é a arte de transformar sabores sonhados em sabores reais."

No excerto, de Rubem Alves, em Variações sobre o prazer, a sequência que preenche corretamente as lacunas é:
mostrar texto associado
A respeito do trecho "De um lado, muitos se juntaram a Vini, para discutir não só racismo no futebol, mas na própria sociedade espanhola" e do contexto em que ele está inserido, analise as proposições que seguem:

I.Geralmente, a expressão De um lado vem seguida de Por outro lado , dando sequência às ideias e articulando-as de forma coesa. Apesar de os autores não explicitarem essa segunda expressão, no contexto fica claro que a progressão das ideias dá-se pelo trecho "Essa atitude era uma resposta à outra", em que o pronome demonstrativo essa faz referência ao que foi tratado a partir de De um lado , e o pronome indefinido outra assume o papel da expressão ausente Por outro lado , estabelecendo os sentidos para o leitor, sem prejuízos na progressão textual.

II.A expressão De um lado só tem sentido se, na sequência, os autores do texto complementarem o raciocínio, introduzindo a expressão Por outro lado . Ao não fazerem isso, os autores comprometeram a progressão do texto, deixando a primeira ideia incompleta e causando prejuízo nos sentidos pretendidos.

III.A palavra mas trata-se de uma conjunção adversativa e tem como função, na coesão textual do texto, de contrastar informação de maior peso, prestígio ou importância do que a da oração anterior.

É correto o que se afirma em:
mostrar texto associado
Marcando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas, analise o que se propõe.

Na expressão "'Valência não é racista, mas há racistas em Valência. A Espanha não é racista, mas há racistas na Espanha'", pode-se inferir que:

(__)Existe uma preocupação um tanto quanto bizarra de defender a reputação do país antes de tudo. Primeiro, protege-se a Espanha. Depois, como um problema menor, vem o racismo.
(__)O autor da expressão assumiu que, na Espanha, há racistas, mas isso não a faz um país racista porque a nação não consegue controlar o modo de pensar do povo.
(__)Quando Vini aponta torcedores nas arquibancadas fazendo gestos racistas, ele causa à Espanha um enorme incômodo porque ele traz à tona uma situação que não é a realidade do país, afinal, a Espanha não é racista.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: