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        UFSM - 2023 -  UFSM - Assistente em Administração
      
      
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                         A redação oficial deve ter como base o uso da norma-padrão da língua praticada pelos profissionais administrativos. Para isso, é importante que o redator conheça a gramática da língua e faça bom uso dela.  
A seguir, são apresentados alguns trechos de documentos oficiais.
I - Informamos não haverem empecilhos legais para o prosseguimento do processo. II - O sistema fará a migração da produção acadêmica dos docentes a partir de dezembro de cada ano. III - As planilhas seguem em anexo para conferência desse setor. IV - Em princípio, informamos que a reunião ocorrerá às 8:00 do dia 09/05/23.
Quanto ao uso da norma-padrão, está(ão) correta(s)
    A seguir, são apresentados alguns trechos de documentos oficiais.
I - Informamos não haverem empecilhos legais para o prosseguimento do processo. II - O sistema fará a migração da produção acadêmica dos docentes a partir de dezembro de cada ano. III - As planilhas seguem em anexo para conferência desse setor. IV - Em princípio, informamos que a reunião ocorrerá às 8:00 do dia 09/05/23.
Quanto ao uso da norma-padrão, está(ão) correta(s)
     Quanto à estrutura e à linguagem a serem empregadas em um ofício, assinale a alternativa INCORRETA.   
         Com relação a documentos e normas de redação oficial, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir. 
( ) Padrão ofício é o nome que se dá ao expediente empregado para tratar assuntos de interesse entre órgãos de uma instituição ou entre instituições.
( ) Os pronomes de tratamento a serem empregados em um ofício diferenciam-se de acordo com a hierarquia dos destinatários: emprega-se V.Exa. para reitores das universidades e V.S. para coordenadores de curso.
( ) O e-mail pode ser considerado de valor documental; para isso, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.
( ) Ofício, ata e memorando são documentos que precisam ser assinados via PEN (Processo Eletrônico Nacional), para que a autenticidade dos documentos seja verificada.
A sequência correta é
    
    ( ) Padrão ofício é o nome que se dá ao expediente empregado para tratar assuntos de interesse entre órgãos de uma instituição ou entre instituições.
( ) Os pronomes de tratamento a serem empregados em um ofício diferenciam-se de acordo com a hierarquia dos destinatários: emprega-se V.Exa. para reitores das universidades e V.S. para coordenadores de curso.
( ) O e-mail pode ser considerado de valor documental; para isso, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.
( ) Ofício, ata e memorando são documentos que precisam ser assinados via PEN (Processo Eletrônico Nacional), para que a autenticidade dos documentos seja verificada.
A sequência correta é
     O Manual de Redação da Presidência da República é o documento que uniformiza e simplifica as normas de redação dos atos e comunicações oficiais. ____________ documento contém várias ____________ que orientam como o servidor público deverá ____________ para não ____________ a clareza do texto.  
Assinale a alternativa que preenche adequada e respectivamente as lacunas.
    Assinale a alternativa que preenche adequada e respectivamente as lacunas.
      Atualmente, as instituições têm utilizado sistemas eletrônicos para agilizar os procedimentos e aumentar a capacidade de recuperação das informações. Essa modificação do documento em papel para documento eletrônico ocorre em razão do avanço das novas tecnologias, que trazem benefícios e desafios para os profissionais.    O Sistema Eletrônico de Informação (SEI),  utilizado nas instituições, trouxe economia de espaço, facilidade no acesso, rapidez na produção, transmissão e armazenamento, o que permite uma maior interação com os usuários.    O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública. 
Fonte: BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República.3. ed., rev., atual. e ampl. - Brasília: Presidência da República,2018.189p. Disponível em http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/ assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/ manual-de-redacao.pdf. Acesso em 01 dez.2022. (Adaptado)
O uso dos sistemas eletrônicos para a produção de documentos oficiais não anula os requisitos básicos previstos pelo Manual de Redação da Presidência da República para a redação de textos. Relacione os atributos da redação oficial apresentados na coluna à esquerda com as definições apresentadas na coluna à direita.
(1) Precisão (2) Objetividade (3) Concisão (4) Formalidade (5) Padronização
( ) Observância a regras de civilidade, apresentação do texto, diagramação e emprego da norma-padrão da língua.
( ) Qualidade do texto em transmitir o máximo de informação com o mínimo de palavras.
( ) Emprego de linguagem respeitosa e uso das orientações dos manuais.
( ) Articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto.
( ) Apresentação de ideias em hierarquia: inicialmente, as principais e, posteriormente, as secundárias.
A sequência correta é
    
    Fonte: BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República.3. ed., rev., atual. e ampl. - Brasília: Presidência da República,2018.189p. Disponível em http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/ assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/ manual-de-redacao.pdf. Acesso em 01 dez.2022. (Adaptado)
O uso dos sistemas eletrônicos para a produção de documentos oficiais não anula os requisitos básicos previstos pelo Manual de Redação da Presidência da República para a redação de textos. Relacione os atributos da redação oficial apresentados na coluna à esquerda com as definições apresentadas na coluna à direita.
(1) Precisão (2) Objetividade (3) Concisão (4) Formalidade (5) Padronização
( ) Observância a regras de civilidade, apresentação do texto, diagramação e emprego da norma-padrão da língua.
( ) Qualidade do texto em transmitir o máximo de informação com o mínimo de palavras.
( ) Emprego de linguagem respeitosa e uso das orientações dos manuais.
( ) Articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto.
( ) Apresentação de ideias em hierarquia: inicialmente, as principais e, posteriormente, as secundárias.
A sequência correta é