limpar filtros
Questões por página:
F.S.D.,29 anos, primigesta de 32 semanas, procurou a emergência obstétrica relatando cefaleia, distúrbios visuais e dor epigástrica. Sinais vitais na admissão: Pressão arterial: 180/120 mmHg; Frequência cardíaca: 92 bpm; Temperatura: 36,8°C. A paciente foi diagnosticada com pré-eclâmpsia com sinais de gravidade. Prescrição médica: Sulfato de Magnésio em dose inicial de 4 g IV, a ser administrado em 10 minutos. Dose de manutenção (4 ciclos) - Para cada ciclo: 6 g de Sulfato de Magnésio diluído em 500 ml de SF 0,9%, para infundir em 6 horas, em bomba de infusão. Roseane, técnica de enfermagem, ao chegar no plantão, verifica que a dose inicial de sulfato de magnésio já havia sido administrada e que estava no horário do primeiro ciclo da dose de manutenção. Deste modo, dirige-se ao posto de enfermagem para preparar a medicação.

Sabendo que a apresentação do medicamento, disponível no serviço, é em ampola de 10 ml de Sulfato de Magnésio a 50%, quanto de Sulfato de Magnésio deve ser colocado na solução de SF 0,9% para este primeiro ciclo da medicação?
Um adulto de 35 anos ingeriu acidentalmente cloro ao confundi-lo com água, em uma garrafa reutilizada. Ele apresentou queimação na garganta, obstrução das vias respiratórias e dor abdominal intensa, sendo rapidamente encaminhado a um pronto-socorro. Durante o tratamento emergencial para este caso, analise as condutas abaixo:

I- O vômito não deve ser induzido.
II- Administrar catárticos associado com o carvão ativado tem eficácia comprovada em reduzir o efeito do cloro.
III- Oferecer leite ou água para diluir e neutralizar a substância ingerida.
IV- Alavagem gástrica é sempre útil, segura e rotineiramente recomendada como primeira escolha, por meio de uma sonda gástrica de grossos calibre.
V- O xarope de ipeca é recomendado no caso de envenenamento por agente cáustico.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia o caso e responda o que se pede:

J.S.,30 anos, Gesta 3, chega ao serviço de saúde em pleno trabalho de parto. A paciente possui histórico de duas cesáreas anteriores, útero retrovertido e incompatibilidade Rh. Durante ultrassom realizado à beira do leito, foi constatado que o bebê está em apresentação córmica e com circular de cordão.

Qual das condições apresentadas no caso acima constitui uma indicação absoluta de cesárea?
O aumento das condições crônicas, responsáveis por 66% da carga de doenças no Brasil, das comorbidades e dos estilos de vida pouco saudáveis; o incremento da violência, sofrimento psíquico e drogadição; e o convívio com problemas associados à pobreza e à exclusão social, exigem Redes de Atenção à Saúde (RAS) coordenadas pela Atenção Primária à Saúde (BRASIL,2022). Nesse contexto, o Ministério da Saúde definiu como compromissos prioritários de governo a organização de redes temáticas: Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.
Fonte: Brasil. Curso I: Regulação de Sistemas de Saúde do SUS: módulo 4: Redes de Atenção à Saúde.1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde,2022.

Qual destas cinco RAS teve seu nome alterado por meio da Portaria GM/MS Nº 5.350, de 12 de setembro de 2024?
Fonte: Portaria GM/MS Nº 5.350, de 12 de setembro de 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0003_03_10_2017.html#ANEXOVI
J.L.R. foi submetido a uma cirurgia de remoção da vesícula e apresentou náuseas e vômitos pós-operatórios. A prescrição médica indica a administração de ondansetrona 4 mg em 50 mL de soro fisiológico em 20 minutos. No caso em questão, no que diz respeito à velocidade de infusão para via endovenosa (EV), em termos de tempo de administração do medicamento (20 minutos), é CORRETO afirmar que se trata de: