Questões da prova:
IBAM - 2025 - Prefeitura de Bebedouro - SP - Professor - Educação Física
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
Em uma aula de Educação Física do 8º ano, o professor está introduzindo o conteúdo de lutas, buscando desenvolver o respeito, a autoconfiança e o controle corporal dos alunos. Para iniciar a vivência prática, ele propõe uma atividade adaptada inspirada no Judô, chamada de "Desafio do Equilíbrio". Nesta atividade, os alunos, divididos em duplas, devem tentar desequilibrar o colega, empurrando-o suavemente com as mãos abertas, sem agarrar, chutar ou golpear. O objetivo é deslocar o oponente para fora de uma área delimitada no chão (um círculo desenhado com giz), mantendo o próprio equilíbrio. Durante a atividade, um aluno, chamado Lucas, demonstra grande dificuldade em manter o equilíbrio, caindo com frequência. Outro aluno, Pedro, que possui maior facilidade, começa a se aproveitar da situação, empurrando Lucas com mais força do que o combinado, visando apenas "vencer" o desafio.
Considerando a situação descrita e os objetivos pedagógicos do ensino de lutas na Educação Física escolar, analise as atitudes que o professor deve tomar diante do comportamento de Pedro.
I. Interromper imediatamente a atividade e repreender Pedro publicamente, enfatizando que seu comportamento é inaceitável e que ele deve se concentrar em outras atividades mais adequadas às suas habilidades.
II. Ignorar o comportamento de Pedro, pois a competição faz parte do aprendizado das lutas e Lucas precisa aprender a lidar com adversários mais habilidosos. Em seguida, aumentar o tamanho da área delimitada para a atividade, para que Lucas tenha mais espaço para se movimentar e evitar as quedas, sem intervir diretamente na atitude de Pedro.
III. Conversar individualmente com Pedro, explicando a importância do respeito e do desenvolvimento mútuo na atividade, incentivando-o a adaptar a intensidade dos empurrões. Em seguida, promover uma breve reflexão com a turma sobre o respeito, a empatia e a cooperação nas lutas, enfatizando o aprendizado e a evolução conjunta, respeitando os limites de cada um.
Das atitudes acima é correta o que se afirma em:
Considerando a situação descrita e os objetivos pedagógicos do ensino de lutas na Educação Física escolar, analise as atitudes que o professor deve tomar diante do comportamento de Pedro.
I. Interromper imediatamente a atividade e repreender Pedro publicamente, enfatizando que seu comportamento é inaceitável e que ele deve se concentrar em outras atividades mais adequadas às suas habilidades.
II. Ignorar o comportamento de Pedro, pois a competição faz parte do aprendizado das lutas e Lucas precisa aprender a lidar com adversários mais habilidosos. Em seguida, aumentar o tamanho da área delimitada para a atividade, para que Lucas tenha mais espaço para se movimentar e evitar as quedas, sem intervir diretamente na atitude de Pedro.
III. Conversar individualmente com Pedro, explicando a importância do respeito e do desenvolvimento mútuo na atividade, incentivando-o a adaptar a intensidade dos empurrões. Em seguida, promover uma breve reflexão com a turma sobre o respeito, a empatia e a cooperação nas lutas, enfatizando o aprendizado e a evolução conjunta, respeitando os limites de cada um.
Das atitudes acima é correta o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
A dança, enquanto prática corporal presente na Educação Física, oferece uma série de benefícios que impactam o desenvolvimento integral dos alunos. Relacione as modalidades/manifestações da dança (primeira coluna) com seus respectivos focos de trabalho corporal e expressivo (segunda coluna), numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
Primeira Coluna (Modalidades/Manifestações da Dança).
( 1 )Danças Folclóricas/Regionais.
( 2 )Dança Contemporânea.
( 3 )Danças Urbanas (ex: Hip Hop, Breakdance).
( 4 )Dança de Salão.
Segunda Coluna (Focos de Trabalho Corporal e Expressivo):
(__) Ênfase na improvisação, experimentação com movimentos fluidos e descontínuos, exploração do espaço e expressão de emoções complexas e subjetivas.
(__) Valorização da cultura popular e das tradições de diferentes regiões, com movimentos e ritmos característicos que expressam a identidade de um povo.
(__) Desenvolvimento da coordenação motora, ritmo, musicalidade e interação com o par, com foco na condução e na conexão entre os dançarinos.
(__) Combinação de ritmo, coordenação, força, agilidade e expressividade, com movimentos acrobáticos, giros, saltos e passos sincronizados com a música.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas.
Primeira Coluna (Modalidades/Manifestações da Dança).
( 1 )Danças Folclóricas/Regionais.
( 2 )Dança Contemporânea.
( 3 )Danças Urbanas (ex: Hip Hop, Breakdance).
( 4 )Dança de Salão.
Segunda Coluna (Focos de Trabalho Corporal e Expressivo):
(__) Ênfase na improvisação, experimentação com movimentos fluidos e descontínuos, exploração do espaço e expressão de emoções complexas e subjetivas.
(__) Valorização da cultura popular e das tradições de diferentes regiões, com movimentos e ritmos característicos que expressam a identidade de um povo.
(__) Desenvolvimento da coordenação motora, ritmo, musicalidade e interação com o par, com foco na condução e na conexão entre os dançarinos.
(__) Combinação de ritmo, coordenação, força, agilidade e expressividade, com movimentos acrobáticos, giros, saltos e passos sincronizados com a música.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas.
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
Darido e Rangel (2005), ao discutirem as diversas abordagens pedagógicas que influenciaram a Educação Física escolar, destacam a importância de se considerar as características das diferentes etapas da vida dos alunos e suas necessidades específicas em cada fase. Essa perspectiva, que encontra respaldo nos estudos de Tani et al. (1988), enfatiza a oferta de experiências corporais diversificadas e progressivas, buscando aprimorar as habilidades básicas e ampliar o repertório de movimentos dos alunos, que ocorre em fases de desenvolvimento, respeitando as individualidades e os ritmos de aprendizagem. Das abordagens pedagógicas discutidas por Darido e Rangel (2005) em sua obra Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica, qual das abordagens a seguir se alinha melhor com as características apresentadas acima?
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
As transformações contemporâneas na educação e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras na Educação Física escolar demandam uma abordagem que integre a cultura corporal de movimento de forma significativa e contextualizada com a realidade dos alunos, promovendo o desenvolvimento integral. Nesse contexto, analise as alternativas abaixo e identifique aquela que melhor representa essa abordagem.
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
A compreensão da diferença entre aprendizagem e performance motora é fundamental para o estudo do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades motoras. Schmidt e Lee (2016) abordam essa distinção de forma clara e abrangente. Analise as afirmações a seguir, considerando os conceitos apresentados pelos autores e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__) A Teoria do Esquema propõe que, após a execução de um movimento, quatro informações são armazenadas brevemente: as condições iniciais, os parâmetros do programa motor generalizado, as consequências sensoriais da resposta e o resultado do movimento.
(__) O esquema de recordação é responsável pela produção do movimento, enquanto o esquema de reconhecimento avalia a correção do movimento.
(__) A prática variada é menos eficaz para a aprendizagem, pois dificulta a formação de um esquema motor consistente e, consequentemente, prejudicando a aprendizagem
(__) A Teoria do Esquema enfatiza a importância da prática constante da mesma variação do movimento.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
(__) A Teoria do Esquema propõe que, após a execução de um movimento, quatro informações são armazenadas brevemente: as condições iniciais, os parâmetros do programa motor generalizado, as consequências sensoriais da resposta e o resultado do movimento.
(__) O esquema de recordação é responsável pela produção do movimento, enquanto o esquema de reconhecimento avalia a correção do movimento.
(__) A prática variada é menos eficaz para a aprendizagem, pois dificulta a formação de um esquema motor consistente e, consequentemente, prejudicando a aprendizagem
(__) A Teoria do Esquema enfatiza a importância da prática constante da mesma variação do movimento.
Assinale a alternativa com a sequência correta.