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FUNDATEC - 2017 - Prefeitura de Esteio - RS - Professor de Área 1
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Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
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Analise as seguintes assertivas a respeito da grafia de palavras, considerando o novo acordo ortográfico:
I. De acordo com o novo acordo ortográfico, a palavra ‘constrói’ (l.25) deveria ser escrita sem acento gráfico, visto a mudança da regra de acentuação que a rege. II. A palavra ‘socioeconômica’ (l.36) foi uma das que sofreram alteração com o novo acordo ortográfico. III. A expressão ‘mão única’ (l.37), por ser composta, deveria ser escrita com hífen.
Quais estão INCORRETAS?
I. De acordo com o novo acordo ortográfico, a palavra ‘constrói’ (l.25) deveria ser escrita sem acento gráfico, visto a mudança da regra de acentuação que a rege. II. A palavra ‘socioeconômica’ (l.36) foi uma das que sofreram alteração com o novo acordo ortográfico. III. A expressão ‘mão única’ (l.37), por ser composta, deveria ser escrita com hífen.
Quais estão INCORRETAS?
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
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Considere o período abaixo, retirado do texto, e analise as assertivas que seguem.
“Tem-se a falsa impressão de que se trata de mero acaso o inglês gozar desse status”.
I. O período possui três orações. II. ‘de que se trata de mero acaso’ é classificada como oração subordinada substantiva predicativa. III. A oração principal é ‘gozar desse status’.
Quais estão corretas?
“Tem-se a falsa impressão de que se trata de mero acaso o inglês gozar desse status”.
I. O período possui três orações. II. ‘de que se trata de mero acaso’ é classificada como oração subordinada substantiva predicativa. III. A oração principal é ‘gozar desse status’.
Quais estão corretas?
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
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Para responder à questão, considere as seguintes palavras retiradas do texto: 1. empreendidos.2. internacional.3. diplomáticas.4. auxiliar.5. expressa.
Analise as assertivas a seguir a respeito das palavras destacadas acima:
I. Considerando as palavras em destaque, três apresentam mais letras do que fonemas e duas têm o mesmo número de letras e de fonemas. II. Todas as palavras apresentam encontro consonantal. III. As palavras 1,2 e 5 apresentam um dígrafo em cada uma delas.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas a seguir a respeito das palavras destacadas acima:
I. Considerando as palavras em destaque, três apresentam mais letras do que fonemas e duas têm o mesmo número de letras e de fonemas. II. Todas as palavras apresentam encontro consonantal. III. As palavras 1,2 e 5 apresentam um dígrafo em cada uma delas.
Quais estão corretas?
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Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
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Para responder à questão, considere o seguinte trecho retirado do texto:
Em relação à perspectiva da aprendizagem osmótica de inglês, Barcelos (1999) argumenta que se trata de uma crença comum entre alunos em formação inicial no curso de Letras, que acreditam que é necessário estar cercados de materiais e informações na LI, como se a exposição ao idioma, e não a atuação ativa na construção de sua própria aprendizagem, garantisse a aquisição.
Analise as seguintes assertivas a respeito de propostas de alteração do trecho:
I. Se a forma verbal ‘trata’ fosse alterada para o pretérito imperfeito, a reescrita da frase ficaria correta da seguinte forma: Em relação à perspectiva da aprendizagem osmótica de inglês, Barcelos (1999) argumenta que se tratava de uma crença comum entre alunos em formação inicial no curso de Letras, que acreditavam que era necessário estar cercados de materiais e informações na LI, como se a exposição ao idioma, e não a atuação ativa na construção de sua própria aprendizagem, garantisse a aquisição. II. Se o gênero do substantivo ‘alunos’ fosse alterado para o feminino, somente uma outra alteração seria necessária em função da correção do período. III. Se a expressão ‘exposição ao idioma’ fosse substituída por ‘aulas da língua’, outras duas alterações seriam necessárias para fins de concordância.
Quais estão corretas?
Em relação à perspectiva da aprendizagem osmótica de inglês, Barcelos (1999) argumenta que se trata de uma crença comum entre alunos em formação inicial no curso de Letras, que acreditam que é necessário estar cercados de materiais e informações na LI, como se a exposição ao idioma, e não a atuação ativa na construção de sua própria aprendizagem, garantisse a aquisição.
Analise as seguintes assertivas a respeito de propostas de alteração do trecho:
I. Se a forma verbal ‘trata’ fosse alterada para o pretérito imperfeito, a reescrita da frase ficaria correta da seguinte forma: Em relação à perspectiva da aprendizagem osmótica de inglês, Barcelos (1999) argumenta que se tratava de uma crença comum entre alunos em formação inicial no curso de Letras, que acreditavam que era necessário estar cercados de materiais e informações na LI, como se a exposição ao idioma, e não a atuação ativa na construção de sua própria aprendizagem, garantisse a aquisição. II. Se o gênero do substantivo ‘alunos’ fosse alterado para o feminino, somente uma outra alteração seria necessária em função da correção do período. III. Se a expressão ‘exposição ao idioma’ fosse substituída por ‘aulas da língua’, outras duas alterações seriam necessárias para fins de concordância.
Quais estão corretas?
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
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Considere a frase a seguir, retirada do texto, e avalie as afirmações abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. O imperialismo linguístico, como afirma Phillipson (2003), é mais uma faceta da dominação socioeconômica e política.
( ) A palavra ‘como’ é classificada como conjunção e introduz uma oração subordinada adverbial conformativa. ( ) O vocábulo ‘mais’, nesse contexto, é um adjetivo, indicando ideia de quantidade. ( ) A palavra ‘faceta’ é classificada como adjetivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A palavra ‘como’ é classificada como conjunção e introduz uma oração subordinada adverbial conformativa. ( ) O vocábulo ‘mais’, nesse contexto, é um adjetivo, indicando ideia de quantidade. ( ) A palavra ‘faceta’ é classificada como adjetivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: