limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Considere a leitura integral do texto “Rapidinho” e analise as informações a seguir sobre a temática do texto:

I – Lutamos contra o tempo e precisamos adequar nossa vida aos novos tempos. II – Devemos estar atentos ao preço que pagamos por tanta rapidez. III – Vivenciamos a rapidez com que o tempo passa e o que ele causa nessa passagem. IV – Devemos ser pontuais, competitivos, rápidos, eficientes.

Marque a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
mostrar texto associado
No texto em estudo, o Autor faz referência a quatro ramos da gramática normativa: etimologia, sintaxe, prosódia e ortografia. Analise as afirmações sobre o conceito de cada um deles:

I – Etimologia – é o campo de estudo da linguística que trata da origem das palavras e da explicação do significado, através da análise dos elementos que as constituem. II – Sintaxe – é a parte da gramática que trata da ordem, da relação e da função das palavras que, ao se combinarem harmonicamente, formam frase, oração e período. III – Prosódia – trata da pronúncia correta das palavras bem como da acentuação tônica, ou seja, da posição adequada da sílaba tônica das palavras. IV – Ortografia – conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicas, abertas ou fechadas, processos fonológicos como crase, etc.

Marque a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Considere os fragmentos do texto: “Entrei pela geografia como em minha casa”; “A seu turno a gramática abria-se como um cofre [...]”; “os amáveis substantivos! Voavam-me à roda, próprios e apelativos, como criaturinhas de alfenim alado”. O conectivo “como”, em todas essas ocorrências, apresenta a seguinte classificação:
mostrar texto associado
Considere a ênfase nos elementos de comunicação e marque a alternativa que apresenta as funções de linguagem predominantes nesse texto:
mostrar texto associado

Leia o fragmento do romance “O Ateneu” e analise as afirmações a seguir:


I – O romance “O Ateneu” é um repositório de referências, em geral negativas, ao colégio que tinha esse nome. As impressões do narrador, nesse trecho, referem-se às aulas de língua pátria, especificamente as de “gramática” e, interessantemente, denotam agrado e prazer.

II – Quando se fala de gramática da língua, o primeiro tema que surge é o das unidades que a compõem e das classes que se estabelecem. Nesse fragmento, estão as três primeiras classes que costumam aparecer, quando se explicita o campo da gramática.

III – Entram primeiro os adjetivos – sempre susceptíveis a referências mais avaliativas, mais conotadas. Depois entram os advérbios – sempre a serviço dos adjetivos e lembrados pela variedade dos elementos da classe. E, afinal, entram os substantivos, sempre dirigidos pela referência a criaturas.

IV – Outros temas vêm à mente do narrador, e, muito significativamente, surge como desagradável, mas saborosa a lida com as “irregularidades” no funcionamento linguístico: os verbos irregulares e as exceções.



Sobre as afirmativas, marque a alternativa correta: