limpar filtros
Questões por página:
A mancha branca é a fase da lesão de cárie incipiente no esmalte, já visível clinicamente. Costuma incidir em superfícies lisas (próximas da margem gengival) e em superfícies com fissuras. Aparece como área esbranquiçada opaca, de superfície rugosa. Estas características são consequência da remoção sub-superficial de minerais, que ocasionam microvazios com capacidade de espalhar a luz. Qual das seguintes afirmações sobre a progressão da lesão é verdadeira?
A gengivite é um processo inflamatório restrito à gengiva, caracterizado pelo aspecto edemaciado da margem gengival (que muda seu contorno em arco). Enquanto a periodontite é a inflamação dos tecidos periodontais de suporte. Em relação à gengivite e à periodontite, qual das seguintes afirmações é verdadeira?

O estudo dos determinantes sociais do processo saúde-doença na Odontologia é essencial para compreender as complexas interações entre fatores sociais, econômicos e biológicos que influenciam a saúde bucal das populações. Com base nesse contexto, marque a alternativa que contém a sequência correta de respostas onde V indica verdadeiro e F falso para as afirmativas abaixo:


I. O estudo dos processos de adoecimento e morte em coletividades humanas revela a natureza histórica e social da doença, destacando a importância da análise em nível individual. Foi demonstrado que as formas de inserção dos diversos grupos populacionais no processo de produção e as relações que tais grupos estabelecem entre si, caracteriza a articulação entre o social e o processo saúde-doença.


II. A classificação proposta dos determinantes sociais das doenças utilizada pelo Ministério da Saúde reconhece quatro determinantes das doenças, incluindo biologia humana, ambiente, estilo de vida e serviços de saúde.


III. Estudos evidenciam que a cárie dentária tem diminuído no Brasil; porém, a iniquidade na distribuição da doença tem se mantido, indicando a necessidade de medidas sociais e econômicas para combatê-la.


IV. A associação entre a renda familiar, moradia, escolaridade e classe social com a cárie dentária foi verificada apenas em estudos no Nordeste brasileiro, não se estendendo para outras regiões do Brasil.


V. Em países com alto e médio nível de desenvolvimento, crianças tendem a ter maior prevalência de cárie dentária devido à intensa urbanização e acesso a alimentos industrializados ricos em açúcar.

O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5/12/2007, é uma iniciativa que visa promover a integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e saúde, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças. Baseado no PSE, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I. O PSE inclui ações de promoção da saúde bucal, como a realização de escovação supervisionada e aplicação de flúor nas escolas.


II. Uma das diretrizes do PSE é promover ações de prevenção ao tabagismo entre os estudantes, visando reduzir o consumo de cigarros na comunidade escolar.


III. O PSE não contempla ações de prevenção e promoção da saúde mental dos estudantes, o foco está em questões físicas.


IV. As atividades do PSE são realizadas exclusivamente dentro das escolas, não envolvendo parcerias com unidades de saúde ou outros órgãos governamentais.


V. O PSE foi criado com o objetivo principal de garantir atendimento odontológico especializado para os estudantes, independentemente de suas condições socioeconômicas.

Visualizar Questão Comentada

Durante procedimentos de cirurgia oral menor, é essencial considerar os riscos e complicações associados, especialmente em pacientes com condições médicas preexistentes. Avalie as afirmativas a seguir sobre a realização de exodontia nesses pacientes e assinale a alternativa que aponta as corretas:


I. Em mulheres fazendo uso de bisfosfonatos: o risco de osteonecrose dos maxilares é aumentado por inibirem o recrutamento e promoverem a apoptose dos osteoclastos.


II. Em pacientes pós-radioterapia: existe um risco aumentado de osteorradionecrose devido à diminuição da vascularização e dificuldade do processo de mineralização causada pela lise dos osteoblastos.


III. Em pacientes grávidas: há um risco aumentado de hemorragia pós-operatória devido às alterações na circulação sanguínea e na coagulação durante a gravidez.

Visualizar Questão Comentada