limpar filtros
Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão


MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial,2008. Pág 110


Analise as afirmativas a seguir a respeito dos pronomes como V (verdadeiras) e F (falso):

( ) Esses encontros podem ser realizados (...) - (referência anafórica)

( ) Eles também podem ser promovidos (...) (referência catafórica)

( ) Esses diversos modos de funcionamento de círculos de leitura (...) (referência anafórica)

( ) Esse passo é fundamental na escola (...) (referência catafórica)

Considerando o esquema de referência pronominal apresentado por Marchuschi e baseado na teoria de Halliday, a alternativa que apresenta a classificação CORRETA dos pronomes destacados é:

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, a habilidade “reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade” apresenta algumas sugestões de condições didáticas e a alternativa identifica CORRETAMENTE a prática que mais se aproxima dessa habilidade do conceito de “Círculo de leitura” proposto por Rildo Cosson é:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
O conceito de “círculo de leitura” de Rildo Cosson, disponível no site do Ceale, da UFMG, dialoga diretamente com as Competências Específicas da Língua Portuguesa, presentes no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, na alternativa:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, é importante identificar as funções sociocomunicativas dos diversos gêneros textuais para se conseguir “Inferir e justificar, em textos multissemióticos (tirinhas, charges, memes, gifs, etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc.” Diante disso, no que diz respeito ao sentido geral da tirinha, CONSTATA-SE que:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Do ponto de vista da norma culta da língua portuguesa, todas as afirmações estão corretas, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada