limpar filtros
Questões por página:
Em alguns campos de conhecimento, estudos de casos múltiplos são considerados um método distinto dos estudos de caso único. Porém, isso é negado por Robert Yin (2014). Para o autor, ambos os desenhos são similares e apresentam a mesma estrutura metodológica. Ele acrescenta ainda que a decisão por um ou por outro passa pelo objetivo e tipo de caso com que a pesquisa vai trabalhar.
Ao adotar o estudo de casos múltiplos, devem-se considerar, na etapa de desenho, as seguintes atividades sequenciais:
O relatório de pesquisa que um grupo está preparando exige o uso correto da ABNT. Nele, identifica-se a seguinte referência:


GRBICH, Carol. (2013). Qualitative data analysis: an introduction.2ª. Ed. Londres: Sage,2013.


Para que a referência fique correta, é necessário:
Um grupo de pesquisa está em dúvida sobre adotar a pesquisa experimental ou quase experimental em um projeto sobre o impacto das políticas públicas de saúde na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis na população jovem.
Nesse caso, é recomendável o desenho:
João precisa elaborar um projeto de pesquisa sobre os impactos ecológicos relacionados à atividade humana no planeta.
Considerando que ele tem um prazo curto para enviar uma primeira versão ao grupo de trabalho, seu ponto de partida para elaborar o projeto deve ser:
O Instituto Terroá opera como um hub de tecnologias sociais, promovendo soluções inovadoras que impulsionam o impacto social, ambiental ou econômico nos territórios e organizações em que atua.
Considerando o tempo delimitado para um estudo que tem o propósito de construir um conhecimento sobre tecnologias sociais, os pesquisadores sabem que podem levantar dados de distintas fontes, a saber: (a) relatórios e indicadores que o Instituto oferece; (b) entrevista a lideranças; (c) dados observacionais in situ; e (d) experiências dos membros-chave da comunidade. Assim, é proposto ao grupo de pesquisa um projeto com uso de métodos qualitativos que, nesse contexto, é denominado: