limpar filtros
Questões por página:
Julgue o item a seguir, relativos a tecnologias emergentes em genética forense.

A fenotipagem forense por DNA é uma técnica que prevê características externas perceptíveis, como a aparência, a ancestralidade biogeográfica, a idade e o tipo de tecido corporal, com o objetivo de, na ausência de uma amostra de referência que possa ser comparada, oferecer pistas investigativas para auxiliar na identificação de características do indivíduo desconhecido que possui o DNA em análise.
Questão Anulada

No que concerne às técnicas de sequenciamento de DNA, julgue o item seguinte.



Em comparação à eletroforese capilar, a principal vantagem do método de sequenciamento massivo paralelo (SMP) é a sua maior rapidez, que reduz significativamente o tempo de bancada e o tempo de corrida, embora os custos de aquisição e os custos por reação ainda sejam elevados.

No que concerne às técnicas de sequenciamento de DNA, julgue o item seguinte.



O sequenciamento de Sanger é um método fundamental para determinar a ordem dos nucleotídeos no DNA por meio da utilização de DNA polimerase, primers e ddNTPs fluorescentes, que interrompem a síntese do DNA de forma controlada.

No que concerne às técnicas de sequenciamento de DNA, julgue o item seguinte.



Um diferencial do sequenciamento de Sanger é a ocorrência de picos sobrepostos no caso de análises de misturas de material genético, sendo os denominados picos ambíguos ferramentas úteis na análise de múltiplos alvos simultaneamente.
A respeito de metodologias e técnicas em genética forense, julgue o item subsequente.

Ao extrair materiais biológicos para fins de genotipagem forense, é importante tentar prevenir a degradação do DNA molde e, sempre que possível, remover inibidores da reação em cadeia da polimerase (PCR).