limpar filtros
Questões por página:
O exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) é fundamental para o diagnóstico de doenças que afetam o Sistema Nervoso Central (SNC), incluindo infecções, hemorragias e processos inflamatórios. Considerando os procedimentos e os parâmetros da análise de LCR, assinale a afirmativa INCORRETA.
No diagnóstico parasitológico, a correta identificação de ovos e cistos presentes em amostras clínicas é fundamental para o estabelecimento do diagnóstico etiológico e a orientação terapêutica adequada. Observe as imagens apresentadas:
Imagem associada para resolução da questão (Disponível em: https://www.cdc.gov/dpdx/az.html. Acesso em: julho de 2025.)

Considerando as características morfológicas típicas de ovos e cistos dos parasitas exibido nas imagens, analise as afirmativas a seguir.
I. O ovo na imagem A apresenta formato ligeiramente oval, com uma extremidade achatada característica de Enterobius vermicularis.
II. As imagens B e C mostram ovos de helmintos com formato distinto: Trichuris trichiura com opérculo hialino proeminente em cada polo do ovo e Taenia solium com casca espessa e superfície rugosa (material albuminoso).
III. A imagem D representa um cisto de Entamoeba histolytica, identificável pela presença de múltiplos núcleos e citoplasma granular.

Está correto o que se afirma em

A reação em cadeia da polimerase (PCR) e suas variações, como a PCR em tempo real (qPCR) e a PCR com transcrição reversa (RT-PCR), são amplamente utilizadas no diagnóstico molecular de doenças infecciosas. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. A PCR convencional e qPCR requerem necessariamente uma etapa de detecção pós-amplificação por eletroforese em gel de agarose.

II. Como o HCV é um vírus de DNA, não é necessária a transcrição reversa em cDNA para amplificação por PCR.

III. Na PCR convencional ou qPCR, a temperatura de anelamento dos primers deve ser sempre igual à temperatura de desnaturação para evitar amplificação inespecífica.

IV. Na PCR convencional, primers são sequências de RNA que direcionam a síntese de DNA pela DNA polimerase.


Está INCORRETO o que se afirma em

Um paciente com sangramento prolongado é submetido a investigação laboratorial para avaliação da hemostasia. São solicitados tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA). O TP se encontra prolongado e o TTPA está dentro da faixa de referência. Considerando a interpretação dos testes de triagem de coagulação, assinale a afirmativa correta.
O analista clínico pode receber diferentes tipos de amostras clínicas para o diagnóstico laboratorial de micoses, como raspado de pele, unha, cabelo, escarro, secreções e fragmentos de tecido. Em relação à coleta, transporte e exame direto de amostras clínicas para diagnóstico micológico, assinale a afirmativa correta.