limpar filtros
Questões por página:

União Africana pede adoção de mapa-múndi que mostre verdadeiro tamanho do continente


A União Africana apoiou uma campanha para que governos e organizações internacionais deixem de usar o mapa-múndi de Gerardus Mercator em favor de um mapa que mostre com mais precisão o tamanho da África. “Pode parecer apenas um mapa, mas, na realidade, não é”, disse a vice-presidente da Comissão da União Africana, Selma Malika Haddadi, afirmando que a projeção de Mercator promoveu uma falsa impressão de que a África é “marginal”, apesar de ser o segundo maior continente do mundo em área, com 54 nações e mais de um bilhão de pessoas. Esses estereótipos influenciam a mídia, a educação e as políticas, disse ela.


Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mundo/uniao-africana-pede-adocao-de-mapa-mundi-que-mostreverdadeiro-tamanho-do-continente Acesso: 16 ago.2025.



A crítica presente no texto pode ser solucionada com as menores distorções para análise comparativa de formas, áreas e fins educativos pela adoção da projeção:

Imagem associada para resolução da questão



Uma justificativa para as tradicionais características de temperatura da água do mar apresentadas no infográfico, na cidade em questão, é:

Texto 1


Três linhas subaquáticas do sistema de gasodutos Nord Stream projetados para levar gás da Península Yamal da Sibéria Ocidental diretamente à Alemanha sofreram danos “sem precedentes”. A causa das explosões é desconhecida, mas acredita-se que elas tenham sido fruto de um ato de sabotagem – da parte de quem, porém, permanece um mistério.


Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/09/27/ Acesso: 16 ago.2025. (Adaptado)



Texto 2


Para substituir o gás russo, a Alemanha acelerou a construção de terminais de importação de GNL, incluindo o terminal flutuante de Wilhelmshaven, que entrou em operação em novembro–dezembro de 2022. Desde então, os EUA têm sido a principal fonte de GNL da Alemanha: em 2023, cerca de 80% do GNL importado pela Alemanha veio dos EUA; em 2024, esse número subiu para mais de 90%.


Disponível em: https://www.acgusa.org/wp-content/uploads/2025/02/LNG-Report-Andreas-KaiserREVISED.pdf?utm_source=chatgpt.com. Acesso: 14 ago.2025. (Adaptado)



Uma consequência geopolítica direta, resultado do ocorrido no texto 1, e uma consequência econômica, resultado da ação no texto 2, estão descritas, respectivamente, na seguinte alternativa:

Foto 1: Apartamento de Luxo Financiado no Banco de sua Preferência


Imagem associada para resolução da questão


Situada no Centro de Arraial do Cabo, esta propriedade oferece ao morador acesso conveniente a espaços de lazer, tranquilidade e atividades físicas. Está repleta de comodidades para aumentar a qualidade de vida e a segurança.



Foto 2: Morro da Coca-Cola


Imagem associada para resolução da questão


Casas construídas no alto do Morro da Coca-Cola em Arraial do Cabo, sem nenhuma fiscalização e infraestrutura. Em alguns trechos do Morro é possível encontrar chiqueiros e galinheiros, muito lixo e materiais que podem contaminar o meio ambiente e trazer doenças para moradores.



As imagens acima caracterizam processos de organização espacial diferenciados entre as duas áreas urbanas de Arraial do Cabo denominados, respectivamente:

Na Praia do Forno, em Arraial do Cabo, uma fazenda marinha pioneira adota o cultivo multitrófico, que consiste na criação de várias espécies. O aquário natural, em um tanque, contém 15 espécies diferentes nativas, como pintangolas, xereletes, pampas e mexilhões.


Disponível em: https://g1.globo.com/globo-reporter/video/fazenda-marinha-pioneira-adota-o-cultivo-multitrofico-entenda12496436.ghtml Acesso: 15 ago.2025.



A atividade descrita no texto acima denomina-se: