27 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 6
Questões por página:
Todos os meses Antônio deposita o mesmo valor em uma conta bancária que ele destina apenas para o objetivo de juntar dinheiro para uma viagem. A tabela a seguir apresenta o saldo dessa conta ao longo de alguns meses do último ano após Antônio realizar cada depósito. Sabe-se que, durante esse ano, Antônio não fez quaisquer retiradas de dinheiro e que a conta não gera rendimentos.

Seguindo esse padrão, em julho do último ano, após realizar o depósito desse mês, o saldo na conta de Antônio era de
Camila compra frutas a cada 2 dias, verduras a cada 3 dias e carnes a cada 5 dias. No dia 12/02/2025, Camila comprou frutas, verduras e carnes no mesmo dia.
Sabendo que 2025 não é um ano bissexto, quando Camila comprou esses três itens juntos novamente?
( ) Veicula uma crítica técnico-histórica à figura do cronista, explicitada no próprio título, em estilo conversacional, como forma de valorizar o diálogo direto com o leitor.
( ) Mescla denotação e conotação e, devido à sua natureza reflexiva e observacional, refere-se, diretamente, à caracterização do cronista por meio de comentários sórdidos.
( ) Pertence ao gênero autoral, pois transmite informações relevantes, de caráter pessoal, materializadas como texto em um meio de comunicação impressa de circulação nacional.
( ) Valoriza, em alguns momentos, a opção do cronista pela linguagem subjetiva para explicar o comportamento humano, ao registrar situações do cotidiano de forma breve, mas incisiva.
Assinale a sequência correta.
Releia o excerto do texto a seguir.
“Eis que surge um hospital na China onde a inteligência artificial (IA) comanda as condutas. Mas como ficam o olhar, o carinho e o acolhimento diante da frieza do silício?! Pergunta de cronista é para engasgar o leitor.”
Sobre os aspectos gramaticais analisados no trecho, é correto afirmar:
Considere a seguinte passagem transcrita do texto.
“Vale tudo, menos o silêncio. Por isso, cronistas geralmente detestam ditadores e ditaduras. Detestam o silêncio. Por outro lado, momentos de chumbo oferecem vasta munição para o olhar crítico e revolucionário do cronista. As armas de um cronista são a caneta e o papel, hoje substituídos pelo computador. A munição é a palavra”.
Acerca da coerência e da coesão textuais, é correto afirmar: