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Durante o atendimento em um serviço de neurologia, uma fonoaudióloga avalia um paciente adulto que, após traumatismo cranioencefálico, apresenta dificuldade em nomear objetos e compreender ordens complexas, embora mantenha a articulação da fala preservada.

Esse quadro é compatível com:
Uma escola pública solicita o apoio do fonoaudiólogo para avaliar alunos com dificuldade de atenção e desempenho escolar abaixo do esperado. Após triagem auditiva, são identificadas alterações no processamento auditivo central.

Nesse contexto, a atuação do fonoaudiólogo deve incluir:
Durante uma avaliação fonoaudiológica em uma clínica-escola, uma estudante de Fonoaudiologia grava partes da sessão para fins de estudo. Posteriormente, o profissional supervisor descobre que o vídeo foi compartilhado em um grupo de mensagens com outros alunos, sem a autorização do paciente ou de seus responsáveis.

De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, a conduta ética correta do profissional diante dessa situação é:
Durante a avaliação audiológica, um paciente de 55 anos relata dificuldade para compreender a fala em ambientes ruidosos, especialmente em locais com várias pessoas falando ao mesmo tempo. A audiometria tonal revela perda auditiva neurossensorial bilateral, simétrica e progressiva, predominante em altas frequências.

Com base nesse quadro, é correto afirmar que o paсіente apresenta:
Uma adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta fala ecolálica, dificuldade em manter conversas e interpretar expressões sociais. A fonoaudióloga planeja uma intervenção centrada em situações comunicativas reais, promovendo o uso funcional da linguagem. Essa abordagem está pautada em: