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Magda Soares, em seu texto Letramento e alfabetização: as muitas facetas (2004), trata da relação entre os conceitos de alfabetização e letramento, buscando identificar sua evolução ao longo das últimas décadas. Considerando as afirmações do excerto, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre os conceitos de: multiculturalidade, interculturalidade, transversalidade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e contextualização, preencha as lacunas:

I. A __________ possibilita a integração dos conhecimentos e oportuniza a transcendência da subjetividade objetiva do sujeito em relação ao seu conhecimento.

II. A __________ implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar. Enquanto que a __________ permite ampliar horizontes, dando lugar às diferenças e apontando ao enriquecimento e mudança contínua.

III. A __________ diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).

IV. A __________ surgiu em um momento da educação formal no qual os conteúdos escolares eram apresentados de forma fragmentada e isolada, apartados de seus contextos de produção científica, educacional e social.

Marque a opção que apresenta a sequência que completa as lacunas CORRETAMENTE:
O Plano Estadual de Educação (PEE) é um documento que estabelece metas e estratégias para a educação em nível estadual, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). Sobre o PEE – Lei nº 16.025, de 30 de maio de 2016 – assinale a alternativa INCORRETA:
O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, é um documento fundamental para a política educacional brasileira, estabelecendo metas e estratégias para a educação em um período de 10 (dez) anos. Analise as metas estabelecidas no PNE:

I. Universalizar, até 2020, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

II. Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo,35% (trinta e cinco por cento) doutores.

III. Assegurar condições, no prazo de 3 (três) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União.

IV. Assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de carreira para os(as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos(as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art.206 da Constituição Federal.

Assinale a alternativa CORRETA:
O Art.19 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, garante que: “É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.”
Dentre os parágrafos que dividem o artigo apresentado acima, assinale aquele que está INCORRETO: