limpar filtros
Questões por página:
Paciente masculino de 63 anos, com diagnóstico de DPOC exacerbado, intubado por insuficiência respiratória aguda, ventilado no modo volume controlado (VCV) com onda de fluxo quadrada. O ventilador foi configurado para ofertar 480mL de volume corrente, com fluxo inspiratório de 45 L/min, PEEP 5 cmH2O, Fio2 40% e FR 15 ipm. Nestas configurações, é mensurado uma pressão de platô de 22 cmH2O, pressão de pico de 48 cmH2O e auto-PEEP de 4 cmH2O.) Qual o valor da resistência das vias aéreas desse paciente?
A interpretação de exames laboratoriais torna-se cada vez mais importante na prática clínica diária do fisioterapeuta no contexto do atendimento hospitalar. Acerca dos achados do hemograma, escolha a alternativa correta.
Paciente A.D.C, sexo masculino, caucasiano, instrumentador cirúrgico,42 anos, durante a realização das suas atividades laborais, sofreu um Acidente Vascular Encefálico Isquêmico, cuja topografia de lesão identificada foi a artéria cerebral média esquerda, após avaliação clínica e radiológica. No momento, A.D.C, encontra-se consciente e orientado em tempo e espaço. Após a realização da avaliação fisioterapêutica, apresentou o diagnóstico funcional de hemiparesia completa de predomínio braquial à direita, com hemianestesia, afasia motora, paralisia facial do tipo central e agnosia visual. Correlacionando a vascularização do encéfalo (polígono de Willis) com o caso descrito, assinale a alternativa correta.
Em pacientes críticos sob ventilação mecânica são usadas medidas para monitorização do suporte ventilatório. Qual medida é classicamente usada para avaliar o drive ventilatório do paciente sob ventilação mecânica?
O volume de ar que entra e sai dos pulmões e o que preenche o espaço morto anatômico de indivíduos saudáveis são estimados em 8 ml/Kg e 2 ml/kg, respectivamente. Assinale a alternativa correta, que determina a ventilação alveolar minuto de um indivíduo de 60 kg e que apresenta uma frequência respiratória de 20 irpm.