limpar filtros
Questões por página:
Na Unidade temática Artes Integradas da Base Nacional Comum Curricular – ARTE, Ensino Fundamental, Anos Iniciais –, a habilidade relacionada ao objeto de conhecimento Arte e Tecnologia é:
Na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões do conhecimento. Além dessas, uma última unidade temática, Artes Integradas explora:
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural.

Além de Criação, Crítica e Fruição, as outras três dimensões são:
Um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro, realizou uma extensa documentação das greves do ABC e dos movimentos sociais dos anos 1970 e 80. Nos anos 70, integrou a equipe do jornal Versus como fotógrafa e editora e trabalhou para veículos como a Folha de São Paulo e a revista VEJA. No final da década de 1970, em plena ditadura, registrou a vida das mulheres lésbicas no Ferro’s Bar e na boate Dinossauros. Imagens censuradas à época que viraram símbolos de resistência, abriram caminho para a visibilidade LGBTQIA+ e foram expostas pela primeira vez no Brasil na 35ª Bienal de São Paulo (2023). A partir do final dos anos 80, dedicou-se a realizar trabalhos com os povos indígenas. Suas obras integram importantes acervos, como o do Conselho Mexicano de Fotografia, o do Museu de Arte de SP, a Coleção Pirelli/Masp e o Museu da Solidariedade/Fundação Salvador Allende, no Chile.

Trata-se da fotógrafa:
“A arte não reproduz o visível, ela torna visível. A essência da arte gráfica conduz facilmente, e com toda a razão, para a abstração. O modo esquemático e fabuloso do caráter imaginário se oferece e ao mesmo tempo é expresso com grande precisão. Quanto mais puro for o trabalho gráfico, isto é, quanto maior a ênfase sobre os elementos formais em que se baseia a apresentação gráfica, menos apropriado será o aparato para a apresentação realista das coisas visíveis.” (Confissão Criadora,1920). O texto foi escrito por: