limpar filtros
Questões por página:
Considere o seguinte excerto:

Desempenha um papel crucial na filosofia, pois oferece um quadro conceitual para a compreensão da existência e do mundo em que vivemos. Nos ajuda a refletir sobre questões existenciais profundas e a desenvolver uma visão mais abrangente da realidade.

Após leitura e análise do trecho acima, podemos relacioná-lo à:
A respeito das principais características da Filosofia Contemporânea, leia o trecho abaixo:

É uma visão de mundo que ressalta a falta de significado ou propósito na vida, a ausência de valores morais absolutos e a crença na inexistência de verdades objetivas. Pode se manifestar em vários tipos, incluindo elementos como: existencial, moral e epistemológico. Uma de suas principais características é o afastamento de valores que pretendem ser absolutos.

O trecho refere-se ao:
Sobre a filosofia brasileira, considere o trecho a seguir:

Nasceu em Campinas, São Paulo, em 1963. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é uma referência na filosofia da educação no Brasil. Seus estudos exploram a pedagogia libertária e o anarquismo, defendendo uma educação emancipadora e crítica. Também desenvolveu pesquisas sobre o ensino de filosofia no país, propondo metodologias inovadoras que conectam a filosofia à prática educativa.

O trecho refere-se ao:
Em relação à Indústria Cultural e suas principais características, analise o trecho a seguir:

A Indústria Cultural legitima os interesses das classes dominantes, perpetuando as desigualdades sociais e reforçando a ideologia capitalista.

O trecho refere-se à:
Observe o quadro a seguir:

- Foi um filósofo contratualista;
- A ideia de contrato social parte do pressuposto de que há um estado de natureza;
- O estado de natureza é um estado hipotético em que não há nenhum tipo de intervenção moral, política ou social;
- O fim do estado de natureza se dá com a formação de um contrato ou pacto social;
- Baseia-se no pressuposto de que o estado de natureza humana é bom e a formação do pacto social (tal como foi estabelecido até então) o corrompe.

O quadro caracteriza o seguinte filósofo Moderno: